Veruska Marques • 03 abr 2018 • Ensino em Saúde
A Mesa de Anatomia Digital surgiu diante da necessidade de uma aula de anatomia, onde equipamentos supram a falta de recursos naturais, e materiais de análise, para a preparação de bons profissionais nas diversas faculdades de medicina. Essas dificuldades na obtenção de cadáveres devido a burocracia, religião e questões afins, são encontradas em faculdades do mundo todo. Permitindo uma dinâmica mais interativa com a mesa de anatomia, navegando entre aplicativos, imagens e vídeos, e ainda seus próprios casos clínicos.
A Mesa de Anatomia, equipamento é líder em tecnologia, permite um estudo mais avançado da disciplina de anatomia, sem produtos químicos para lidar, nem cheiro desagradável, ou problemas com regulamentação. Os detalhes anatômicos, a qualidade das imagens, o conteúdo excepcional, atraem a atenção dos alunos.
O equipamento permite a análise de imagens de radiologia, em DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina), de casos reais de uma vasta biblioteca de casos humanos e veterinários de sua biblioteca Pacs. Além disso, possui acesso a sua biblioteca particular de imagens (caso possua uma, se não possui, será um excelente exercício montar a sua própria biblioteca), e com o benefício do uso de todos os recursos da mesa de anatomia, em seus próprios casos.
A Mesa de Anatomia possibilita a visualização em diversos planos: sagital, axial, coronal.
Isso permite ao professor que ilustre ao aluno as diversas visões de uma determinada área, para que o estudo saia de bidimensional e mergulhe no tridimensional.
Com o benefício multitoque, os alunos podem interagir ao mesmo tempo e compartilhar suas descobertas em tempo real. Utilizando desde recursos de medição, a recursos de coloração das imagens e elaboração de relatórios, tudo isso em poucos cliques.
Com uma vastidão de recursos, a mesa de anatomia proporciona ao professor o conforto de diversas ferramentas, para que a aula se torne mais didática e promissora. Como no caso abaixo, em que um professor evidenciou um melanoma cerebral.
Uma tomografia pode ser visualizada de forma mais interativa e visual com alguns recursos da mesa de anatomia.
Proporciona até a interação de equipamentos simples como uma régua.
Toda essa tecnologia não fica restrita ao equipamento, as imagens podem ser disponibilizadas para os alunos pelo recurso de relatório, bastante conhecido e utilizado em aulas de laboratório. Esse relatório, pode ser desenvolvido junto com os alunos, ou não, mas poderá conter imagens e gravações. Desta forma os relatórios de consulta dos alunos serão mais completos e mais esclarecedores que um relatório comum realizado sem os recursos tecnológicos da mesa de anatomia MaxPad.
O envio deste material, pode ser feito por email, já que ela está conectada na internet, ou por pendrive. Lembrando que se o professor tiver acesso a recursos de armazenamento de arquivos na nuvem, como por exemplo o Google Drive, o equipamento ainda fica protegido de manuseios nas entradas USB, e a distribuição de conteúdos, fica ainda mais ágil.
Das mil e uma possibilidades de uso da Mesa de Anatomia, abordei pouquíssimo da sua vasta capacidade e das diversas ferramentas utilizadas pelos professores. Na imagem a seguir, veremos uma pequena degustação do que nos aguarda no próximo artigo sobre o VHB (Visible Human Body).
Até lá!!!