body { background-color: white; }
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Bruno Lima • 28 set 2015 • Dassault Systèmes - CATIA
						O que é a Virtualização  de Laboratórios? 
  
Dentro de uma Universidade, a quantidade de cursos que contam com  experimentações físicas dos processos e conhecimentos adquiridos em sala de  aula é um tanto quanto vasta. Para tal, são necessários aparelhos e instalações  físicas das mais variadas formas e tamanhos. 
Para engenheiros, arquitetos,  físicos e outros cursos, apenas o aprendizado teórico não é o suficiente para  absorção completa do conteúdo e capacidade de lidar com os problemas na vida  prática. Assim, com finalidade de diminuir a dependência das caras aparelhagens  experimentais, elevação da qualidade dos testes e uma aproximação entre os  professores e alunos, a Dassault Systemes, com seu pacote PLM Academia cria os Laboratórios Virtuais.
  
  Através destes, todos os experimentos realizados durante um  curso de formação podem ser idealizados, elaborados e testados por alunos dos  mais diversos cursos. Neste caminho, dados mais exatos podem ser obtidos e a  versatilidade de adaptação dos laboratórios se torna infinita. 
 Na  imagem acima, você poderá conferir a revisão  computacional do processo experimental físico.
  Imagine que o projeto de uma turma de 8º Semestre de  Engenharia Mecânica é a elaboração de um sistema de redução por engrenagens  planetárias. Dentro deste escopo, é possível a extração de movimentos em três  dimensões, análises térmicas e estruturais, organizacionais e outros. Para cada  uma destas etapas que o projeto deve passar, um experimento pode ser elaborado  e apresentado a alunos de diversos semestres e cursos. Assim, além dos aspectos  positivos já comentados anteriormente, com a Virtualização dos Laboratórios, o alcance que o conteúdo trabalhado  em sala obtém se torna universal dentro de uma universidade. 
  
  Ambiente  PLM para organização dos grupos de trabalho.
  Outro ponto de destaque é a capacidade organizacional e  aproximação "professor/aluno". Com o sistema de base de dados  trabalhado pelo pacote PLM, é possível que um docente crie pastas de acordo com  grupos de trabalho, simulando uma completa equipe de engenharia (envolvendo  divisão de tarefas e hierarquias). Complementando este início, o processo de  acompanhamento e avaliação se torna estreito e transparente. 
  
  
  Este é mais um dos passos que a geração PLM - Dassault  permite para a formação de profissionais cada vez mais completos.
