Melissa Campuzano • 08 ago 2016 • Adobe InDesign
O Brand Book é um material onde é reunida a história, cultura, o jeito de falar e pensar que tem uma marca, produto ou organização.
No Brand Book deve-se descrever a personalidade da marca de forma objetiva, rápida e fácil de entender.
O Brand Book tem mais a ver com linguagem, atitudes e ideias do que com produtos, não deve ser confundido com um Manual de Identidade, pois este mostra aspectos técnicos da marca, construção, aplicação, proporções e assim por diante. Já o Brand Book apresenta aspectos mais subjetivos e sentimentais.
O designer usa uma seleção de cores, formas, texturas, tipografias, palavras e fotos para definir um estado de espírito, convidando o leitor a visualizar e sentir o produto de modo a imaginá-lo no contexto de um estilo de vida ou de uma narrativa humana.
Os Brand Books são usados para inspirar fidelidade e compreensão de marca, em vez de promover um produto específico. Dirigem-se às pessoas dentro de uma organização, bem como editores, investidores, parceiros comerciais e consumidores.
Eles também documentam as fontes de inspiração por trás de uma empresa ou produto, ajudando a focalizar a marca em torno das imagens tangíveis. Assim, os prestadores de serviços ou mesmo os funcionários conhecem a história e usam a marca de forma coerente.
Portanto, para poder assimilar a história de vida de uma empresa ou produto é importante criar um Brand Book. Mas como se cria um?
1. Escolha o formato
O formato vai depender se sua marca trata-se de algo exclusivo e luxuoso ou de uma organização mais modesta.
Então escolha formatos e materiais que reflitam quem você é. Lembre-se que em suas páginas deve ser possível compor a descrição da marca enquanto pessoa. Sim, porque toda marca hoje deve ser vista como uma pessoa.
2. Reúna a informação visual
Junte imagens inspiradoras, esboços, peças impressas, textos, fotografias, padrões, amostras de tecido, texturas e todo tipo de material diversificado para tornar sua marca autêntica.
3. Conecte e comunique
Agora que está com uma pilha de material, organize de maneira com que cada peça contribua para o mundo que você está criando. Faça conexões entre cada elemento para que a linguagem visual seja compreendida.
4. Distribua
Procure fazer um equilíbrio entre imagens e textos. Não faça rupturas repentinas na sequencia. Folheando o brand book os leitores devem imaginar como seria viver com seu produto.
5. Produza
Veja a maneira mais eficiente de ter seu brand book finalizado. Pode ser impresso numa gráfica digital, ou de maneira personalizada e manual, dependendo de seus recursos disponíveis.
Se você tem sua própria empresa e deseja aceder a um design gráfico de qualidade e de forma mais econômica, crie um Brand Book, isso vai ajudá-lo a transmitir o visual de sua empresa de maneira clara, eficiente e otimizada.
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Até o próximo Artigo! :)