Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Revit LT e Revit FULL: Quais as diferenças?

Rafael Costa • 19 out 2022 • Autodesk Revit

Revit LT e Revit FULL: Quais as diferenças?

 

O Autodesk Revit é o software BIM mais completo no mercado e está cada vez mais sendo utilizado, a grande procura por softwares Autodesk ocorre por manterem uma interface de trabalho semelhante e cotidiana para os profissionais que a utilizam. Com o Revit não seria diferente, porém por adicionar detalhamento de informações nas três disciplinas do projeto (arquitetura, estruturas e instalações MEP) o Revit tem maior destaque de atuação.

A Autodesk oferece diferentes versões do Revit, porém há dúvidas sobre as funcionalidades de cada versão e como elas podem diferenciar no dia a dia, essas dúvidas ocorrem majoritariamente em relação ao Autodesk Revit LT e Autodesk Revit FULL, entenda os detalhes:

 

Revit FULL x Revit LT

Arquitetura

As duas versões contam com modelagem completa na aba arquitetura, sendo possível conceber o modelo com paredes, paredes cortina, portas, janelas, pisos, forros, telhados, famílias carregáveis tabelas de quantitativos etc., com destaque para modelagem de terreno que também é possível. Não participa dessa disciplina de projeto as renderizações, o Revit LT não permite renderizações com o processamento de máquina local, ou seja, só é possível renderizar na nuvem, enquanto o Revit FULL permite processar as renderizações no próprio computador e na nuvem.

 

Estruturas

Se o objetivo é realizar um projeto completo de estruturas no Revit LT infelizmente não será possível, a versão lite não conta com todos os comandos necessários para a realização de um projeto estruturas, apenas opções básicas são possíveis como colunas retas, vigas, paredes estruturais e fundações. Os comandos que envolvem a criação de colunas inclinadas, treliças e armaduras só estão presentes na versão completa do Revit, além da interoperabilidade com o Autodesk Advanced Steel não ser possível também.

 

Instalações MEP

Uma das grandes diferenças das versões do software é quando se trata das instalações do projeto, a aba “Sistemas” não está presente na interface do Revit LT pois essa versão não possui opções relacionadas a MEP. Modelar sistemas HVAC, elétricos, hidráulicos e mecânicos é possível apenas na versão completa do Revit, é importante destacar a edição de sistemas já projetados não é afetada no Revit LT.

 

Informações extras

As funcionalidades do Revit não se resumem apenas as disciplinas, há um universo de atividades que o Revit facilita e as versões apresentam algumas diferenças nesse quesito, a principal delas é o nível de colaboração, o Revit em sua versão básica é tido como isolado, ou seja, dispor de informações na nuvem que podem ser manuseadas em tempo real não é possível. Informações importantes são extraídas através das análises que o Revit realiza no modelo, na versão básica as analises não estão incluídas. Por fim, vale citar que o Revit LT aceita arquivos nos formatos .rfa, .rtv e .rte do Revit FULL, além de aceitar o formato .dwg, .ifc e imagens, o Revit LT também exporta para essas extensões.

Foram elencadas as maiores diferenças entre as duas versões do Autodesk Revit, é possível entender como o Revit LT sintetiza as funcionalidades da versão completa de maneira técnica e pratica para o dia a dia, caso permaneça alguma duvida consulte as diferenças de forma detalhada clicando aqui ou entre em contato com a ENG será um prazer atendê-lo!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Rafael Costa

Rafael Costa

Técnico em Edificações pela ETEC graduando em Engenharia Civil pela Ânima/FMU. Especialista em Projetos de Edificações com foco em BIM, com tecnologias Autodesk na ENG DTP & Multimídia e apaixonado por conhecimento.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design