Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Como explorar o potencial do Revit para criar estudos de caso

Pedro Rocha • 12 abr 2024 • Autodesk Revit

Como explorar o potencial do Revit para criar estudos de caso

Como explorar o potencial do Revit para criar estudos de caso

A criação de estudos de caso é um processo fundamental durante a jornada de aprendizado e a formação de novos profissionais na área do design na construção civil.

Definição de estudo de caso

Um estudo de caso é um método de pesquisa que se concentra em um projeto ou problema especifico, onde estudantes podem examinar e entender seus desafios e soluções e como foram realizados por outros profissionais.

 

Estes fatores contribuem para o desenvolvimento do estudante nos seguintes itens:

  • Examinar diferentes soluções para problemas de projeto.
  • Identificar os pontos fortes e fracos de cada uma das soluções.
  • Avaliar o impacto de decisões de projeto em termos de desempenho e estética.
  • Compreender desafios de cada tipo de projeto
  • Aprender a expressar ideias complexas de forma clara
  • Estimular a experimentação e o desenvolvimento de novas ideias

Como o Revit auxilia estudantes a realizarem estudos de caso?

O Revit é um software BIM amplamente utilizado no mercado por arquitetos, engenheiros, designers e empreiteiros. É uma ferramenta que permite a criação, edição e análise de modelos de construção virtuais e totalmente em 3D.

A sigla BIM significa Building Information Modeling, ou Construção da Modelagem da Informação e é atribuída a programas que não só conseguem gerar dados geométricos como a altura e largura de paredes. Mas também que servem de base de dados para diversas informações que se encontram junto a documentação do projeto.

As informações levantadas, mesmo que simples, podem fornecer insights valiosos, pelas características de centralização das informações do BIM e a forma com que as informações podem ser apresentadas, e comparadas juntas.

Um estudante com o domínio básico em Revit pode ter um resultado mais expressivo ao realizar estudos de caso e em menos tempo devido as capacidades de criação de elementos construtivos e diferentes vistas de projeto.

Além disso, a integração com outras ferramentas como o Autodesk Forma, Formit e o Dynamo tornam possível a análise detalhada de entorno e impactos ambientais, além de dados estruturais quando disponíveis.

Revit para estudos de caso

Dentre todos os recursos que o Revit possui, alguns se destacam para a análise de outros projetos e também para a criação de estudos de caso, os principais recursos que podem te auxiliar são:

Modelagem 3D – A modelagem 3D é extremamente útil para formar a base de seu estudo de caso, ter a criação de elementos como paredes, janelas e portas de forma rápida é importante para a compreensão do conteúdo do projeto.

 

Famílias paramétricas – As famílias paramétricas permitem que você crie componentes personalizados que possam ser adaptados de acordo com as necessidades do projeto. Normalmente, famílias paramétricas não possuem muitos detalhes ou identidade visual características, mas são ótimas para estudos de ambientes e principalmente estudos de caso.

Visualização – As ferramentas de visualização podem te fornece uma rápida forma de adquirir mais detalhes da aparência do local, incluindo renderizações e animações que podem ajudar a comunicar ideias de forma eficiente.

Análise Energética – Soluções de eficiência energética podem facilmente ser detectadas durante um estudo de caso ao utilizar as ferramentas de estudo solar

Documentação – Toda a documentação do estudo realizado é guardada no projeto e se torna de fácil acesso ao criador do estudo de caso, por lá é mais fácil identificar padrões entre os trabalhos de diversos profissionais.

Estas são apenas algumas de muitas possibilidades que os profissionais e estudantes possuem ao utilizar as ferramentas do Revit. Estudos mais complexos, informativos e relevantes que aprimoram sua pesquisa auxiliam em seu aprendizado.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design