Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

O que é AEC Collection? - Entendendo BIM

Pedro Rocha • 13 jan 2023 • Autodesk BIM

O que é AEC Collection? - Entendendo BIM

 O pacote AEC Collection (Architecture, Engeneering and Construction – Arquitetura Engenharia e Construção) é a solução mais completa quando se trata de projetos em todas as áreas da construção civil, seja para projeto de edificações, infraestrutura e construção, o pacote AEC tem a finalidade de simplificar a informação e integrar todas as disciplinas, aumentando a previsibilidade erros e gastos desnecessários com o projeto.

 Para empresas de pequeno porte e autônomos, a adoção do BIM ainda é lenta e não é uma pratica padrão, muitas destas empresas ainda preferem utilizar a alternativa CAD, primariamente usando ferramentas 2D, sem considerar todos os benefícios que a alternativa BIM pode levar ao processo de design e criação e execução.

 

 Como funciona o pacote AEC?

Os produtos da AEC Collection da Autodesk é um pacote composto por 17 programas englobando todas as vertentes da construção civil que funcionam de forma a agilizar todas as etapas de projeto, todos eles estão interligados por BIM. A AEC Collection utiliza como programa principal o Revit que durante os últimos anos foi adotado por empresas de grande e médio porte por sua praticidade e eficiência, já que o mesmo trabalha desenhando planos em vez de linhas, o que gera automaticamente uma maquete 3D ao usuário quando o mesmo finaliza.

 Mas por que devo aderir ao pacote AEC?

Referente a padronização do BIM Pode-se considerar todas empresas de design em construção civil em uma de quatro estagios.

 CAD –  As empresas neste estágio tendem a preferir métodos 2D para a concepção de projetos de design como o AutoCAD por exemplo, neste caso todos os documentos e pranchas precisam ser elaborados do zero em todas as diferentes vistas e plantas o que pode gerar atrasos no projeto

 BIM - Já no estágio BIM a empresa adota o Revit como plataforma central de criação que permite que todas as paredes desenhadas possam aparecer simultaneamente em plantas, cortes, elevações, vistas 3D e até em cronogramas e legendas, utilizando a tecnologia BIM.

 Multi BIM – Ainda com a utilização de programas que suportam BIM porém com o auxílio da Autodesk Cloud, o projeto pode ser alterado  por um grupo de pessoas e testado para incompatibilidades com rápidas alterações.

 BIM Conectado – Com o Bim Conectado, utilizando principalmente o Revit 360 é possível trabalhar em projetos de grandes proporções em tempo real em colaboração com outras empresas tendo controle de acesso, permissões para diferentes tarefas e comunicação por chat em tempo real eliminando a necessidade da transferência de informação por arquivo reduzindo consideravelmente o tempo de projeto e a margem de erro.

 No geral, a Infraestrutura fornecida pelo BIM pode ajudar a entregar um trabalho de melhor qualidade de forma mais rápida e eficiente, o que abre a possibilidade para maior captação e execução de projetos, e isso influencia o retorno sobre investimento destes softwares todos estes fatores afetam o desempenho final da empresa e todos os pontos apresentados precisam ser levados em consideração ao comprar uma licença de Revit, Revit LT (uma versão mais barata baseada nas versões antigas do Revit que contem somente funções de design de arquitetura) e AOC Collection.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design