Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM 360 Ops: Por onde começar?

Rafael Costa • 03 out 2022 • Autodesk BIM

BIM 360 Ops: Por onde começar?

 

O Autodesk BIM 360 Ops é uma plataforma online destinada a proprietários, que põe em pratica o Facilities management, ou seja, auxilia na manutenção e acompanhamento da vida útil de uma edificação. A gestão do ciclo de vida torna-se automatizada e regada de informações, que por sua vez, são usadas nas tomadas de decisão sobre equipamentos, mão de obra, custos e prazos.

Vale lembrar que o fluxo de dados que alimenta o BIM 360 Ops pode vir de duas fontes: projeto de construção ou portfolio criado pós construção, por trabalhar com essas características a plataforma também beneficia construções não modeladas em BIM. A precisão da plataforma esta ligada a atualização constante das informações, bem como, a adição de dados quando necessário, nessas condições se faz necessário um trabalho alinhado com a plataforma para evitar obsoletividade.

Primeiros passos:

Para iniciar os trabalhos com o BIM 360 Ops é necessário adicionar a ele informações para criação do portfólio com ambientes, sistemas, manuais de instrução, responsáveis, localização etc., para isso, é importante importar a modelagem em Revit do projeto para o BIM 360 Ops para que os tíquetes (chamados de manutenção) estejam associados a esse modelo, de modo a, facilitar a localização que o tíquete se refere. Ter o modelo de projeto online implica em base para as tomadas de decisões ao apresentar detalhes de tíquetes anteriores, como uma linha do tempo, possibilitando análises de diferentes ambientes e conclusões mais assertivas sobre aquele local. Vale ressaltar a comunicação mais clara, pois os responsáveis pelas manutenções conseguem entender com facilidade através no visualizador online do modelo.

Ao criar o portfólio de edificações, as configurações de equipamentos e ambientes podem ser utilizadas para criação de filtros de pesquisa para utilização em casos específicos, como por exemplo, digamos que se faz necessária a verificação das manutenções realizadas por determinada empresa no sistema de segurança do terceiro andar de uma edificação no ultimo ano, ao realizar o filtro de tíquetes do sistema de segurança e adicionar a data desejada, um gráfico com as informações será gerado automaticamente. A facilidade para acessar componentes específicos pode ser observada com a criação de QR Codes e códigos de barras associados a um equipamento em particular, através desse acesso há maior eficiência na localização e acesso aos dados do material em questão.

Ao atingir alto nível de dados na plataforma com atualizações recorrentes, é possível executar um panorama através de relatórios configurados no próprio Ops, a partir dessa base há maior previsibilidade de manutenções em relação ao tempo de uso, tais como: pintura, jardinagem, filtros de ar-condicionado, extintores de incêndio etc. para manter a economia de tempo os responsáveis por essas manutenções recorrentes podem ser comunicados no ato da criação do tíquete através de e-mails cadastrados na plataforma.

 

Dará certo...

 

A fase de elaboração de portfólio e adição de componentes informativos pode ser um desafio a ser enfrentado por diversos administradores de edificações pois a maioria delas são fruto de um projeto pobre em informações. Importante ressaltar que a gestão do ciclo de vida da edificação vale os esforços a serem aplicados, o Arkansas Children's Hospital é um ótimo case de sucesso após o uso do BIM 360 Ops, com mais de 21 mil metros quadrados de leitos, em 2018 o hospital iniciou os trabalhos com a plataforma, cerca de 2700 ativos foram catalogados e 2100 horas de trabalho foram economizadas mantendo em média de 500 horas por ano de economia, além de melhora no dia a dia segundos os técnicos do local.

Os resultados em relação a tempo economizado são nítidos, as manutenções logo nos estágios iniciais e, posteriormente, as análises que o BIM 360 Ops produz permitem alinhar a visão nas tomadas de decisão, resultando em cortes significantes de custos, além de, manter a edificação em operação com maior qualidade. Sofistique a maneira de administrar suas edificações com o Autodesk BIM 360 Ops, a solução mais completa para aplicar a sétima dimensão BIM em edificações. Entre em contato com a ENG e descubra mais!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Rafael Costa

Rafael Costa

Técnico em Edificações pela ETEC graduando em Engenharia Civil pela Ânima/FMU. Especialista em Projetos de Edificações com foco em BIM, com tecnologias Autodesk na ENG DTP & Multimídia e apaixonado por conhecimento.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design