Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Visualizações de Dados

Jennifer Sicherolli • 18 out 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Visualizações de Dados

Os dados contam a trajetória da história, quais foram os caminhos traçados, as decisões tomadas, os impactos dessas decisões. Embora atualmente essas informações estejam disponíveis para todos, são poucos os que de fato conseguem absorver o conteúdo lido, já que até então são apenas conjuntos de dados jogados ao acaso. Com o Power BI essas leituras passivas passam a se tornar análises, passam a ter contexto e um sentido maior com a releitura que traz lucidez ao que quer transmitir.

Power BI vai ajudar a contar essa história com os visuais, para isso é preciso conhecer um pouco sobre cada um deles, com esse intuito o artigo abordará sobre os principais tipos de visualizações gráficas existentes essenciais para a construção de um Report coerente.

Gráfico de barras empilhadas: composto por dois eixos, x e y, são excelentes para fazer comparações de um grupo pelo valor total, ou seja, a parte pelo todo. Seus dados são exibidos na horizontal com o comprimento das barras representando os valores.

Cartão: são visuais com intuito de mostrar apenas um valor, como um destaque. São utilizados, em geral, para deixar claro informações cruciais, como a somatória de algum campo, por exemplo, o faturamento total, quantidade total de alunos.

Gráfico de Funil: representam muito bem cada passo a passo apresentado pelo dado, tendo em vista que ele trilha um caminho do maior até o menor valor.

Gráfico de Rosca: apresenta as frações e porcentagens de cada conjunto em relação ao todo no formato de anel.

Tabelas: mostram os dados em colunas e linhas, permitindo que cada leitor observe as informações detalhadas.

Gráfico de Linhas: mostram a tendência ao longo do tempo. Podem ser usadas para mostrar os históricos e previsões futuras e com base nisso poder ter a tomada de decisões.

Mapas: mostram com precisão os dados geográficos desde que categorizados da forma correta.

Gráfico de Dispersão: usado para representar as variáveis quantitativas x e y, cada ponto no gráfico mostra a relação entre os eixos, podendo tirar conclusões se os valores mantêm certa constância ou se esses valores estão fora dos padrões e o porquê das ocorrências.

Segmentação de dados: com um funil representando esse visual, ele tem como objetivo criar filtros no relatório, peneirando todos os outros visuais somente para aquilo que for conveniente para a análise, os filtros variam de nomes, valores monetários, datas, localizações.

Treemap: um gráfico muito interessante para quem busca fazer rankings entre os valores, uma vez que ele destaca quem está em uma posição melhor que os outros.

Todos os gráficos são estilizáveis e conversam entre si, de forma que se um é filtrado os outros realçam para o valor selecionado.

Dentro do Power BI Desktop existe um recurso chamado Obter mais Visuais que leva o desenvolvedor para uma outra aba, ele pode explorar os visuais mais variados existentes, além de conseguir importar um visual de autoria própria ou de terceiros, esse meio é muito interessante para sair do padrão e inovar na construção de seu Report, entretanto entrar na loja de visuais está apenas habilitado para quem tem a assinatura do Power BI.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jennifer Sicherolli

Jennifer Sicherolli

Desenvolvedora Java FullStack pela Generation Brasil, graduanda em Ciências da Computação na Anhembi Morumbi, ama tudo que envolva tecnologia e cultura.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design