Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Matterport – Como Implementar Digital Twins para construção civil

Pedro Rocha • 03 mar 2023 • Matterport

Matterport – Como Implementar Digital Twins para construção civil

A ferramenta de gêmeos digitais, digital twins, da Matterport é uma poderosa forma de criar tours 3D de espaços físicos de forma imersiva. E esta ferramenta possui várias aplicações na indústria da construção, desde a documentação de projetos até criar modelos interativos para clientes. Neste artigo discutiremos como implementar os Digital Twins em uma empresa de construção civil. Para que possamos alcançar este objetivo, iremos focar em alguns tópicos importantes antes de considerar a implementação da ferramenta. Estes são;

1) Revise as necessidades de sua empresa

2) Invista em uma câmera que atenda suas necessidades

3) Treine sua equipe

4) Capture seu espaço

5) Compartilhe seu modelo 3D

Considerando todos estes tópicos, podemos dar o próximo passo em direção a nova era da tecnologia em gêmeos digitais.

 

Revise as necessidades de sua empresa

 

Revisar as necessidades da empresa e a finalidade do produto final é sempre o primeiro passo para a implementação dos Digital Twins Matterport, é se certificar de que a empresa está realizando um investimento inteligente. Determinar quais os tipos de projetos que sua empresa trabalhará no futuro irá esclarecer sua necessidade de criar documentações durante o projeto ou até criar amostras do produto final para divulgação de sua marca.

 

Invista em uma câmera que atenda suas necessidades

 

Para criar tours virtuais 3D de qualidade é importante investir em equipamentos adequadamente. Para isso você precisará de uma câmera Matterport. A captura 360 graus da câmera Matterport permite a criação de ambientes digitais inteiros em minutos. Antes de adquirir sua câmera é sugerido verificar se existe a necessidade de realmente adquirir uma câmera ou apenas de contratar um serviço de um técnico especializado, tudo isso depende da quantidade de vezes que a câmera será utilizada pela empresa.

 

Treine sua equipe

 

Caso opte por adquirir a câmera Matterport, você precisará treinar sua equipe para fazer o uso correto da ferramenta. A ENG fornece treinamentos online, presenciais e in-company e suporte para a iniciação de novos usuários nesta tecnologia. Caso seja necessário, entre em contato conosco que encaminharemos um técnico até sua empresa para treinar sua equipe.

 

Capture seu espaço

 

Para capturar seu espaço, já devidamente capacitado e com a câmera em mãos, você pode iniciar a digitalização de qualquer espaço andando com a câmera e fotografando o ambiente e deixar que o software da Matterport cuide do alinhamento e processamento de imagem para você.

 

Compartilhe seu modelo 3D

 

Após cria-lo você pode compartilhar seu modelo 3D para ser usado de diversas formas diferentes, você pode compartilha-lo com clientes para apresentar seu trabalho, usá-lo para criar marketing, incluí-lo na documentação do projeto entre outros. A Matterport também possui uma ferramenta de integração com outros softwares, tais como Autodesk BIM 360, para incorporar os modelos 3D em seu ambiente de trabalho.

 

A implementação dos Digital Twins no setor de construção civil pode oferecer muitos benefícios, incluindo, melhora na comunicação com clientes, aumentar as possibilidades na criação de marketing, documentação de projeto e até criar ferramentas para a melhora no fluxo de trabalho. Seguindo estes passos você poderá integrar todos estes benefícios e mais usando todo o poder da criação de um Digital Twin para tirar vantagem do poder desta ferramenta.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design