Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Matterport - Tudo o que você precisa saber

Pedro Rocha • 24 fev 2023 • Matterport

Matterport - Tudo o que você precisa saber

Matterport é uma empresa estadunidense fundada no estado da Califórnia criada com a ideia de digitalizar o mundo da construção civil através de Digital Twins. Esta iniciativa foi criada para simplificar os processos de Design, Construção, Operação, Promoção e Entendimento de espaços tanto públicos quanto privados e trazendo um novo significado para a palavra imersão.

 

O que é Digital Twin?

Mas afinal, o que é Digital Twin? Um Gêmeo digital ou Digital Twin é um conceito que reúne diversas formas de replicar um ambiente físico virtualmente, para que o mesmo possa ser acessado de qualquer lugar em qualquer hora sem a necessidade de uma visita presencial.

 

Figura 1 - Maquete virtual expositiva gerada pela Matterport

 

Como a tecnologia da Matterport funciona?

A tecnologia Matterport está em constante evolução para entregar Digital Twins mais realistas a cada instante, seu modelo de operação inclui a captura de espaços físicos através de Imagens feitas por câmeras especiais; Matterport Pro 2 que utiliza de sensores infravermelhos para distinguir a distância entre objetos e realizar capturas precisas de ambientes, e a mais nova Matterport Pro 3 que conta com o uso do sistema LiDaR (Light Detection and Ranging) para gerar uma nuvem de pontos, possibilitando a medição de áreas externas sem a interferência do sol, tudo em extrema resolução, com processamento em nuvem e em tempo recorde, as câmeras oficiais Matterport levam apenas uma média de 22 segundos para realizar a captura de cada ponto, o que possibilita digitalizar aproximadamente 500 m² dentro do espaço de uma hora.

Além disso, também existe a possibilidade de utilizar Smartphones (IoS e Android) e Cameras 3D em modo de compatibilidade com o suporte do aplicativo Matterport para realizar a captura, que com ajuda de inteligência artificial estima as distâncias entre os elementos das imagens e monta um modelo 3D com a maior fidelidade possível, apesar das limitações em precisão e qualidade de imagem, já foi implementado um sistema de inteligência artificial dentro do aplicativo para capturas feitas sem sensores de medida que por meio de AI Machine Learning se aprimora a cada modelo 3D adicionado na plataforma, os comparando com modelos capturados pelas câmeras Matterport.

 

Figura 2 - Camera Matterport Pro2

 

Onde eu aplico Digital Twin?

Os digital Twins Matterport se aplicam em diversas áreas dentro de seu negócio, pois sua experiência pode ser altamente personalizável, além de ser uma plataforma intuitiva para o usuário e compatível com óculos de realidade virtual a adição de Hotspots, ou Mattertags, permitem ser anexados documentos, links, vídeos, descrições e imagens a qualquer superfície ou ponto específico além da ferramenta de medida que permite a realização da medida de todos os lugares e objetos dentro do modelo, isso permite que os modelos sejam utilizados, por exemplo, Capturas de pré obras de construção civil, documentação de edifícios antigos, visitas virtuais a museus e escolas, marketing imobiliário, apresentações interativas, treinamentos, pericias e ocorrências, segurança e mais.

 

Figura 3 - Captura feita no Museu Nacional de Beirute - Libano

 

Add-ons Matterport

Além de todas as aplicações que envolvem o uso direto dos modelos 3D Matterport, a plataforma ainda oferece Plug-ins que podem ser contratados separadamente para auxiliar a aplicação do modelo em diferentes áreas de interesse. Esses Add-nos são;

Schematic Floor Plan – Cria automaticamente a planta baixa de qualquer um dos andares capturados pelas câmeras da Autodesk com a possibilidade de adicionar cotas para documentação e/ou construção civil.

E57 File – Te da acesso direto a nuvem de pontos para exportação e criação de modelos 3D a partir das informações capturadas pelas câmeras.

Google Street View – Integra automaticamente seu modelo ao google street view e automatiza o processo de conectar individualmente todos os panoramas 360º do seu negocio.

Matterpak™ - Matterpak™ adiciona uma grande quantidade de modelos que podem ser colocados dentro do 3D gerado pela matterport para auxiliar em projetos de design.

TruePlan™ - Auxilia a eliminar a necessidade de manualmente calcular valores referentes a restauração estimando o valor de itens como tinta e piso para reformas.

BIM File – Transforma o modelo em um arquivo BIM pronto para ser trabalhado principalmente para projetos de instalações de infraestrutura ou Retrofit.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design