Blog Tecnológico

BIM: Planejamento 4D

Cláudia Vieira • 26 jan 2021

BIM: Planejamento 4D

 

Uma das vantagens de utilizar o BIM é a possibilidade de acrescentar diversos tipos de informação a um modelo, detalhando e enriquecendo os dados do modelo de construção. No BIM possuímos diversas dimensões, atualmente do 3D ao 7D, cada uma delas com uma importância e finalidade.

A 4D, dimensão de planejamento, é extremamente necessária, pois além de adicionar informações essenciais para melhora do gerenciamento dos projetos, permite monitorar o tempo e execução da obra, de maneira que possamos planejar nosso processo de construção.

Com essa dimensão, temos a possibilidade de realizar testes da nossa edificação em vários momentos, o que possibilita a melhor tomada de decisão na escolha de medidas que podem ser adotadas, gerando uma maior assertividade e ganho de tempo.

Essa modelagem permite-nos visualizar o progresso da obra e entender como cada atividade será feita. Desta forma obtemos vantagens no estudo de viabilidade da obra, planejamento, construção, monitoramento etc.

 

 

Algumas vantagens:

  • Análise do método construtivo mais precisa e de quando poderá ser entregue;
  • Processo eficaz;
  • Verificar qual plano se deve adotar em diferentes cenários;
  • Simulações do Modelo Federado BIM;
  • Verificar o estado em que a obra se encontra
  • Avanço da linha do tempo em relação a estimativa de entrega que adotada nos cenários iniciais;
  • Inserção de dados no modelo;

 

Através do 4D podemos gerar uma animação da obra para melhor entendimento do processo. Ela pode ser recuada, pausada ou avançada; a câmera pode ser posicionada no melhor local da obra e podemos visualizar o planejamento em qualquer local e data.

Para iniciar este processo, devemos conectar os objetos ou conjunto de objetos a uma linha do cronograma, por exemplo: pilares. Esses pilares serão executados de data x para data y. Isso pode ser feito para todos os itens conforme desejado.

Então, o software faz a animação, avança as datas e mostra em modelo tridimensional o que está planejado para ser executado no período determinado. Com isso, obtemos vantagens sobre os métodos tradicionais de planejamento. Para estudos de logística, também podemos adicionar equipamentos provisórios de obra e analisar caso possua alguma interferência nas atividades planejadas.

Um dos softwares que nos permite fazer uso das vantagens do 4D é o Navisworks.

 

Para tudo que oferece, definitivamente o planejamento 4D não é complicado. É útil para obras de pequeno a grande porte, podendo ser utilizado pelo pequeno ou grande construtor, que pode criar apresentações para clientes ou utilizar apenas para análise interna.

Os benefícios do 4D são principalmente a economia de custos e prazos, ou seja, vale todo o investimento. A construção virtual é muito vantajosa, pois caso aconteça algum erro, não haverá prejuízos reais de custos e tempo, gerando assim construções mais sustentáveis, econômicas e soluções eficientes.

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Cláudia Vieira

Cláudia Vieira

Técnica em Desenho da Construção Civil pela ETEC, graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Cruzeiro do Sul, é encantada por tecnologia BIM e inovação na construção civil, possui experiência em softwares como AutoCAD e Revit.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS