Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

O que é Clash Detection no BIM?

Jefferson Hinz • 22 jan 2021 • Autodesk BIM

O que é Clash Detection no BIM?

             O Maior terror do responsável pela coordenação de projetos, é a hora de fazer a compatibilização interdisciplinar entre projetos. O BIM atua fortemente em todos os setores da indústria da arquitetura, engenharia e construção (AEC). Embora seja uma metodologia já bem difundida no mundo, no Brasil há de certo modo um aspecto de novidade no BIM e em tudo que é oferecido por ele.

            Partindo do global para o específico, se abordarmos uma das ramificações do BIM, que é o desenvolvimento de projetos, é notório os resultados de otimização e assertividade que aumentaram de forma disruptiva e progressiva no Brasil, mesmo com o pouco de conhecimento que já foi compartilhado sobre a profundidade do BIM no país. 

            No fluxo de trabalho em BIM, a colaboração dos envolvidos é feita de forma constante e simultânea, evitando que haja algum tipo de interferência e consequentemente, retrabalhos. Porém, mesmo que a modelagem seja feita colaborativamente, é necessário que o modelo, depois de compatibilizado com as disciplinas pertinentes, passe por uma análise específica de interferências. Quando é encontrada algumas inconsistências, dá-se o nome de Clash. O processo de análise é feito pelo software da Autodesk, NAVISWORKS, responsável em detectar conflitos interdisciplinares, ou seja, dois elementos ocupando a mesma área.

 

            Essa etapa é imprescindível no fluxo de trabalho BIM, não só por diminuir os erros de um projeto, mas sim, o ponto crucial é o período em que os erros são detectados. Quando um projeto dá-se por concluído, é normal que seja iniciada a etapa de obra, uma vez que deslocada a equipe de campo para o local, entende-se que o guia daquela etapa seja o projeto, porém quando encontra-se uma inconsistência (ex: Estrutural e MEP colidindo), a decisão que pode ser tomada em campo, na maioria das vezes é mal pensada e instantânea, sem previsão de consequências. Mas quando é notado um clash no período de projeto, além de ser financeiramente mais vantajoso, é muito mais seguro para o empreendimento, já que o projetista terá a possibilidade e tempo de reajustar o projeto de uma forma que melhor atenda a situação proposta.

            Contudo, podemos concluir que o clash detection é uma ação que será amplamente usada no fluxo de trabalho em BIM. Embora o procedimento de compatibilização já exista, nessa nova metodologia e com os softwares específicos, o índice de erros vão diminuir, inversamente proporcional à assertividade. Uma das qualidades de detectar os clashes no período certo é a diminuição do prazo de retrabalho, juntamente com o lucro e segurança são também um dos pontos vitais de todo esse processo.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jefferson Hinz

Jefferson Hinz

Engenhario Civil pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais . Aplica a metodologia BIM e suas tecnologias na elaboração de projetos. Atua como técnico comercial em BIM pela ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design