Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Ainda vale a pena aprender CAD em 2024?

Pedro Rocha • 04 abr 2024 • Autodesk AutoCAD

Ainda vale a pena aprender CAD em 2024?

Com a obrigatoriedade de BIM no Brasil, vale a pena aprender CAD em 2024?

A adoção crescente do BIM no Brasil, impulsionada por sua obrigatoriedade em diversos órgãos públicos traz a questão para diversos arquitetos e engenheiros:

Ainda vale a pena aprender CAD em 2024?

Para quem ainda não conhece a diferença entre CAD e BIM precisamos definir brevemente ambos os conceitos.

CAD – Computer Aided Design ou "Desenho Assistido por Computador", é um sistema para criação de desenhos técnicos 2D e 3D. Ele revolucionou várias indústrias, tornando o processo de design mais rápido, preciso e eficiente.

BIM – Building Information Modeling ou “Modelagem da Construção da Informação” é um processo que vai além do 2D e 3D tradicional. Imagine o BIM como uma espécie de base de dados inteligente de um edifício onde cada elemento possui informações associadas.

O CAD é uma ferramenta que surgiu antes mesmo da criação do computador pessoal, e que foi essencial para a construção do cenário que possuímos hoje. Isso torna mais rápido e fácil todos os processos relacionados a área de projetos, e possibilitou a criação de plantas baixas, cortes e fachadas com maior eficiência comparada ao desenho em papel tradicional.

No entanto, o BIM eleva as capacidades do CAD a um patamar diferente, criando um modelo digital de toda a construção e atribuindo valores e informações a cada um de seus elementos.

A capacidade de criar projetos colaborativos ainda está presente. Profissionais de diversas áreas podem criar e alterar o arquivo conforme necessário, tudo no mesmo ambiente colaborativo. Eles podem compartilhar os mesmos arquivos desde o início até o fim do processo do projeto. Isso é o que chamamos de BIM Conectado.

Por conter dados importantes para o projeto final, o modelo construtivo BIM possui várias vantagens em relação ao CAD.

Algumas destas vantagens incluem:

  • Maior precisão e confiabilidade de informações
  • Melhoria na colaboração entre profissionais
  • Redução de erros e retrabalho
  • Otimização do tempo e dos custos do projeto
  • Simulação e análise de desempenho do edifício
  • Visualização 3D facilitada

Porém, apesar das vantagens que o BIM nos proporciona, o CAD ainda desempenha um papel fundamental em nossas vidas e em todo processo de projeto, estas incluem:

  • Criação de desenhos 2D detalhados
  • Compatibilidade com softwares e sistemas mais antigos
  • Facilidade de aprendizado e uso
  • Baixo custo de implementação

Por estar presente no mercado a tanto tempo quanto o Windows, o CAD e seus formatos suportados são universalmente utilizados e possuem uma importância no mercado assim como o formato .PDF da Adobe possui para a criação de documentos digitais.

Aprender softwares como AutoCAD ainda é uma ótima opção para quem deseja iniciar na área de arquitetura e urbanismo ou engenharia, pois oferece uma base consistente para o aprendizado do BIM. No entanto, para se destacar no mercado hoje, ainda é essencial dominar o BIM, que é a tecnologia do futuro da construção.

Recomendações:

Para iniciantes, comece aprendendo CAD, depois migre para o BIM

Para profissionais experientes em CAD, Invista em cursos e treinamentos em BIM com a ENG para se atualizar.

Para empresas: Adotem BIM para se tornarem mais competitivas no mercado.

Aprender CAD ainda é um ótimo investimento para a sua carreira tanto em tempo quanto dinheiro. Apesar de não necessário para sua carreira caso seu objetivo seja aprender BIM seus fundamentos irão facilitar muito sua jornada.

E para empresas que já utilizam o CAD, adotar o BIM pode as tornar muito mais competitivas no mercado por eliminar retrabalho e erros de projeto.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design