Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Adobe Illustrator: Aprenda como usar o efeito 3D

Leticia Borges • 24 abr 2023 • Adobe Illustrator

Adobe Illustrator: Aprenda como usar o efeito 3D

 

 

Um dos efeitos mais legais que pode se usar no Illustrator é o seu 3D, podendo criar projetos a partir de ilustrações. No Illustrator, ele divide a janela do efeito em 3 partes: objeto, vamos utilizar ele para determinar o tipo de 3D, a partir da escolha vamos escolher o ângulo que queremos o nosso objeto. Material, como o nome já diz, ele vai ter a opções de matérias para o uso, como madeira e couro. Iluminação, aqui vamos configurar de onde a luz vem e qual tipo de luz queremos.

Agora que já sabemos o básico de cada parte vamos começar. A primeira coisa que é necessária é ter uma ilustração, q ilustração que eu vou estar usando é de um gameboy, uma ilustração rápida.

Com a ilustração feita, vamos começar a usar o 3D, vamos agrupar a nossa ilustração, isso é importante, sempre lembre disso. Para abrir a tela podemos ir em janelas e clicar em “3D e materiais” ou ir em efeito e clicar em “3D e materiais”.

 

 

Com as configurações abertas e a tudo agrupado vamos escolher o nosso tipo de 3D, temos 4 opções: plano, extrusão (profundidade linear), revolução (criar volume circular) e inflar (profundidade convexa). Vamos selecionar a opção inflar.

 

Quando selecionarmos a nossa ilustração vai aparecer assim, e podemos agora configurar como queremos o nosso objeto

 

Em rotação, selecione a opção Isométrica à direita, com isso feito agora temos que ajusta algumas coisas para a rotação ficar perfeita. Quando selecionamos, na janela podemos ver qe temos uma opção de modificar a rotação, deixe do jeito que você quiser.

 

Agora que temos isso feito, vamos ir para matérias, vemos que temos a opção de matérias as não vamos estar usando isso agora, embaixo temos a uma aba chamada propriedade, e vamos colocar algumas configurações: Aspereza 0, Metálico 0,13.

 

Indo para Iluminação, vamos configurar 4 elementos: Intensidade, Rotação, Altura e Suavidade.

  • Intensidade: 70%
  • Rotação: 115°
  • Altura: 57°
  • Suavidade: 40%

 

Uma opção que pode ser usada é a sombra.

 

Com tudo feito, vamos renderizar a nossa ilustração, para deixa-la com uma melhor qualidade e acabamento.

E pronto, temos uma ilustração 3D feita diretamente do Illustrator, super fácil de criar.

Gostou de aprender? Confira nossos outros artigos de tecnologias Adobe e muito mais. E não esqueça de conferir os cursos e webinar

Gostou deste conteúdo?




 

 

Leticia Borges

Leticia Borges

Cursando Design pelo SENAC, tendo certificação Adobe Certified Professional in Visual Design using Adobe Photoshop. Atuando na área de Design Multimídia na ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design