Blog Tecnológico

Trabalho em conjunto com Creative Cloud Libraries

Patrick Gainher • 26 out 2020

Trabalho em conjunto com Creative Cloud Libraries

 

O que é o trabalho colaborativo

 

O trabalho em conjunto entre usuários é uma boa prática, e possui vantagens, como:

  • Menor custo e maior capacidade de reinvestimento: Ambas vantagens estão extremamente relacionadas pela otimização do tempo para a solução de problemas e tomadas de decisões. As equipes podem unir talentos de diferentes pessoas para produzir melhores resultados.

  • Melhor entendimento do que acontece no negócio e no mundo: As habilidades se potencializam mutuamente e a visão de muitas pessoas contribui para formar uma imagem mais ampla e real dos problemas que se deve enfrentar. Ter em mente o que será encarado pela frente, é o passo mais importante para poder superá-lo.

  • Maior espaço para o surgimento de ideias originais: Dos movimentos artísticos às empresas publicitárias, o trabalho em grupo ajuda a que surjam ideias novas já que o encadeamento de propostas constrói soluções sólidas.

  • Maior dinamismo de reação: É possível que diante de um desafio, uma pessoa não tenha velocidade para reagir, mas é improvável que entre dez pessoas, nenhum possa ter uma reação. O trabalho colaborativo divide responsabilidades e ajuda uma empresa a se mover de forma mais dinâmica diante das situações enfrentadas.

Tendo em mente os benefícios mostrados aqui, podemos mostrar que a Adobe tem uma proposta neste tipo de mercado, através de trabalhos e pastas em um ambiente colaborativo, através do aplicativo Creative Cloud.

 

Trabalhar em colaboração com o Creative Cloud Libraries

 

creative-cloud-libraries-eng-dtp-multimidia

 

A proposta da Adobe em trabalho colaborativo com outros usuários parte diretamente do aplicativo Creative Cloud. Neste trabalho colaborativo, o usuário principal pode colaborar com outros usuários e compartilhar uma pasta privada da conta da Creative Cloud com usuários específicos. Todos os usuários convidados podem trabalhar de modo cooperativo com ativos somente leitura (bloqueados) em uma pasta privada compartilhada. Colaboradores podem exibir, editar, renomear, mover ou excluir o conteúdo da pasta compartilhada se eles tiverem as permissões e direitos de acesso necessários.

Ou seja, o usuário principal pode escolher parceiros de trabalho com quem ele queira trabalhar em projetos, principalmente se forem projetos de cunho universitário ou empresarial.

Mostraremos aqui alguns exemplos do que pode ser feito. É interessante acessar o site assets.adobe.com:

 

pagina-assets-adobe-eng-dtp-multimidia

 

Possibilidades em usar as Creative Cloud Libraries

 pagina-assets-adobe-eng-dtp-multimidia

 

A biblioteca é onde o usuário tem controle de todos os arquivos e projetos, com sincronização na Creative Cloud e com a conta de Adobe ID.

O Creative Cloud pode ser acessado pelo link creativecloud.adobe.com, onde você vê o seu perfil de Adobe ID, podendo acessar as abas:

  • “Início”;

  • “Aplicativos”;

  • “Seu trabalho”, onde você acessa as bibliotecas;

  • “Descubra”.

 

pagina-creative-cloud-eng-dtp-multimidia

 

Na biblioteca, o usuário pode inserir arquivos de seu computador, como também ver seus próprios documentos da nuvem.

 

documentos-na-nuvem-eng-dtp-multimidia

 

Além disso, as criações em dispositivos móveis, que são arquivos inseridos diretamente pelo celular do usuário, com projetos do tipo Mobile.

 

criacoes-em-mobile-eng-dtp-multimidia

 

No menu, é possível perceber que temos:

  • Arquivos: Os arquivos criados pelo usuário, além de escolhermos o compartilhar, trabalhar em conjunto, e etc;;

  • Bibliotecas: As coleções do usuário, com projetos, arquivos, e etc. Possui as abas à qual o usuário tem arquivos compartilhados e as quais ele está seguindo;

  • Publicado: Os projetos e trabalhos que foram publicados, principalmente utilizando os apps “Adobe Aero”, “Adobe XD”, “Adobe Dimension” e “Adobe InDesign”;

  • Compartilhando com você: Itens que foram compartilhados com o usuário por outra pessoa;

  • Excluído: Projetos e arquivos excluídos.

 biblioteca-adobe-eng-dtp-multimidia

 publicado-adobe-eng-dtp-multimidia

 compartilhado-adobe-eng-dtp-multimidia

 

excluido-adobe-eng-dtp-multimidia 

Obs 1: na página creativecloud.adobe.com/discover, você acessa tutoriais e links inspiradores, que inclusive podem ajudar o usuário com ideias do que fazer em trabalhos colaborativos.

Obs 2: Na parte de baixo, há links para acessar o Lightroom e Spark, dois programas de criatividade da Adobe. O Lightroom é destinado à edição rápida e o armazenamento de fotos digitais, já o Spark é um aplicativo de design online e para dispositivos móveis, possibilitando a criação de imagens para redes sociais, vídeos curtos e páginas da Web. Eles são perfeitos para o uso em arquivos compartilhados e realização de edições.

 

Novidades

 trabalho-colaborativo-eng-dtp-multimidia

 

Há alguns guias oferecidos pela Adobe em quesito de colaboração, como este e este, que ajudam no pontapé inicial.

No blog da Adobe, foi indicado um artigo (em inglês) com os últimos lançamentos para trabalho colaborativo e suas possibilidades. Pontos que gostaríamos de destacar incluem:

  • O Adobe Illustrator se junta ao Photoshop e ao XD na introdução de documentos em nuvem. Documentos em nuvem são a melhor maneira de trabalhar de forma mais rápida e inteligente com qualquer pessoa. Eles salvam automaticamente e são rápidos. Facilmente acessível direto da tela inicial, agora você pode rastrear, rotular e reverter para versões anteriores diretamente no Illustrator;

  • O InDesign está apresentando seu novo recurso “Compartilhar para revisão”, projetado para criar um processo de revisão colaborativa mais rápido e contínuo. O compartilhamento é feito por link da web;

  • O XD oferece colaboração em tempo real com “Coediting”. Você e seus colegas de equipe podem trabalhar juntos no mesmo documento na nuvem, criando uma única fonte de verdade para cada projeto e ajudando a manter todos na mesma página. Você verá quando outras pessoas estão trabalhando no documento com você e exatamente onde as outras pessoas estão criando no documento. Todas as alterações que você fizer ficarão visíveis para outras pessoas em tempo real, ajudando você e sua equipe a se moverem com mais rapidez e alinhados. Você pode usar a coedição nos aplicativos Windows e macOS X e trabalhar online ou offline, dependendo de suas necessidades;

  • Os usuários do Premiere Pro agora poderão usar, salvar, organizar e compartilhar ativos de áudio diretamente no painel da Creative Cloud Libraries. Isso torna mais fácil acompanhar os ativos de áudio entre os projetos, permitindo que você reutilize os principais elementos de áudio com um simples arrastar e soltar, não importa em qual máquina você esteja trabalhando;

  • A Adobe Creative Cloud se integra a muitas ferramentas de colaboração líderes, como Teams, da Microsoft, e Slack, da Slack Technologies. Elas estão lá para ajudá-lo a ser ainda mais produtivo e conectado à sua equipe. Essas integrações permitem que você compartilhe rapidamente ativos da Creative Cloud, visualize links para designs, adicione facilmente colaboradores e ajude a manter suas equipes atualizadas sobre atividades importantes que acontecem em seus projetos criativos.

 

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS