Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Business Intelligence no Mundo Militar

Werikson Rodrigues • 20 jan 2020 • Microsoft Power BI

Business Intelligence no Mundo Militar

Análise de dados, com dashboard interativo, do panorama militar do Brasil e do mundo.

 

O Power BI destaca-se cada vez mais como uma fantástica ferramenta para a análise e visualização de dados. Nesse artigo vou mostrar algumas formas de fazer visuais interativos com dados, para podermos fazer análises e buscar insights. O material a ser estudado é um arquivo do tipo CSV (Comma Separeted Values) com informações sobre as despesas militares de cada país, no período compreendido entre os anos de 1850 até 2018. Entretanto o nosso estudo utilizará apenas as informações à partir do ano de 1.960.

 

Fonte de Dados

Business Intelligence - Base de Dados - ENG DTP & Multimídia

Para quem está aprendendo a trabalhar em Business Intelligence com o Power BI da Microsoft e precisa de diferentes tipos de dados para treinar, é bom saber que existem vários sites com enormes Bancos de Dados aberto ao público como o DADOS.GOV.BR, que apresenta dados brasileiros de diversos períodos.

 

Para esse trabalho Business Intelligence onde analisaremos os Orçamentos no Mundo Militar vamos usar o KAGGLE, uma Plataforma da Google para competições de Data Science e profissionais de Machine Learning, onde existem um grande e diversificado conjuntos de dados para estudos, construção de modelos e resolução de desafios.

 

Inserindo dados no Power Bi

 

O Microsoft Power BI atualmente tem mais de 90 formas de inserção de dado, o que facilita muito na hora de importar os dados vindos de documentos externos.

 

Sem a necessidade de se fazer a conversão ou a edição dos dados em outro programa, ou precisar de alguma habilidade especial com banco de dados.

 

Seus arquivos poderão estar salvos em nuvem ou em algum tipo de ambiente compartilhado. O mesmo vale praticamente para qualquer base de dados que tenha acesso público.

 

Power BI - Inserção de Dados - ENG DTP & Multimídia

 

Modificação e limpeza de dados

 

Após escolher uma base de dados em CSV ou qualquer outra forma de obtenção de dados, o Power BI gerará uma janela em miniatura com a classificação das primeiras 200 linhas do arquivo escolhido para edição, para que você possa visualizar os dados e saber se está tudo correto.

 

Conferindo a codificação do documento e os delimitadores você poderá fazer inserções e/ou modificações diretamente no Power BI.

 

Power BI - Conferência Dados - ENG DTP & Multimídia

Decodificação de dados 

 

Dependendo da origem dos dados, o arquivo poderá vir com uma codificação diferente da padrão e nem sempre o Power BI consegue fazer a detecção automática e decodificação do arquivo. Para isso faremos a alteração manualmente na opção (Origem do Arquivo) no canto superior esquerdo.

 

Como nem sempre sabemos a codificação específica para o nosso arquivo, utilizaremos a opção chamada Unicode UTF-8, pois ela resolve nosso problema na maioria das vezes.

 

Para fazer a limpeza e transformação desses dados em específico utilizaremos apenas 4 passos descritos abaixo antes de começarmos a utilizar o Dashboard.

 

Esse processo é fundamental para o melhor funcionamento das interações visuais do Painel de visualizações.

 

1- Apagar colunas que não serão utilizadas

 

2- Transformar a primeira linha em cabeçalho

 

Power BI - Ajustes de Colunas - ENG DTP & Multimídia

 

Cursos de Power BI - ENG DTP & Multimídia

 

3- Após apagar as colunas e fazer o cabeçalho será selecionado todas colunas que representam os respectivos anos usando Shift (atalho para selecionar várias colunas de uma vez). o Power BI reconhece todas linhas em brancos (null) e após transformar colunas em linhas elas serão eliminadas automaticamente.

 

Power BI - Colunas em Linhas - ENG DTP & Multimídia

 

4- Organização dos tipos de dados e renomeação dos cabeçalhos.

 

Existe a opção de detecção automática para o tipo de dados, mas nesse caso vamos alterar manualmente. Por exemplo, na coluna de valor o tipo a ser escolhido é Número decimal fixo para valores monetários, e posteriormente na área de modelagem você pode escolher a moeda especifica do seu relatório, nesse caso será U$ (Dólares Americanos).

 

Power BI - Ajuste Cabeçalho - ENG DTP & Multimídia

 

Clique aqui e interaja com o exemplo abaixo ao vivo 

 

 

Business Intelligence - Orçamento Mundial Militar - ENG DTP & Multimídia

 

Depois da transformação das consultas (tabelas) toda parte visual é feita no Dashboard (Painel de visualização), que tem uma forma de trabalhar muito simples utilizando o método de “arrasta e solta”.

Você pode escolher diversos tipos de gráficos, conforme as necessidades da proposta do seu relatório.

Para a nossa análise dos gastos militares foram utilizados alguns gráficos simples de área, indicadores, mapa geográficos e até um visual exclusivo que pode ser obtido na Microsoft Store que é o Flagtag, onde você pode usar as bandeiras de cada país como botão de seleção.

Para relatórios mais avançados pode ser usado programação Python e R e até modelos visuais de regressão linear para Machine Learning.

 

Curso Power BI Avançado - ENG DTP & Multimídia

 

Business Intelligence - Dashboard Orçamento Militar Mundial - ENG DTP & Multimídia

 

À primeira vista parece complicado fazer todos esses gadgets conversarem entre si, mas o Power BI faz a relação automática entre todos, o que promove uma interação impressionante e resulta na melhor experiencia de análises dos dados.

 

Por exemplo, clicando em cada bandeira você verá informações relativas a ele em todos outros gráficos e visuais, com isso podemos fazer nossas análises do orçamento militar anual de cada país, observando separadamente cada território por ano específico e fazer um comparativo e uma análise visual que não seria possível se usássemos apenas listas com nomes e números.

 

Power BI - Dashboard Orçamento Militar Mundial - ENG DTP & Multimídia

 

Clique aqui e acesse o exemplo acima

 

Você pode fazer relatórios como esse em qualquer outra área, o Power BI é uma ferramenta para o trabalhar com dados de forma rápida e fácil, para desenvolver uma Apresentação de Resultados de uma empresa até analises avançadas para profissionais de BI (Business Intelligence), e o melhor é que você não precisa ser um especialista em manipulação de dados para gerar um relatório interativo.

 

A ENG oferece cursos para você aprender a gerar relatórios como esse, que vai nos cursos básicos e podendo se especializar também nos cursos avançados.

 

Conheça a nossa grade de Cursos de Businnes Intelligence

 

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Werikson Rodrigues

Werikson Rodrigues

Programador Python especializado em de Big Data e Inteligência Analítica com ênfase em Machine Learning e Inteligência Artificial.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design