Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Realizadores de vídeos Storyo e Spark

Veruska Marques • 16 jul 2018 • Adobe Spark em Educação

Realizadores de vídeos Storyo e Spark

A quantidade de informação disponível na mídia hoje em dia, é algo imensurável. Mas qual a questão em evidência neste artigo? É a qualidade da informação.

Pesquisando sobre muitos assuntos, percebi que uns minutos de algum vídeo bem elaborado, são tão importantes quanto um texto muito bem escrito. Foi então que resolvi buscar e pesquisar métodos para desenvolvimento de vídeos para participar do mundo Youtube.

Mas na minha procura, não quis um programa para baixar no computador, pois a instalação poderia não ser permitida de forma gratuita, ou, eu poderia ter alguma dúvida, enfim, queria algum realizador de vídeo, mas que fosse simples, desde o momento da sua instalação até a realização dos seus vídeos. Econtrei algumas opções, e lembrando, na minha ideia, eu quero um local para realização e que não seja transmitido em tempo real, quero poder configurar e decidir posteriormente se posto, ou apenas envio para pessoas específicas.

Na busca do programa, achei alguns links, aplicativos para celulares, mas nada intuitivo, e agora vamos para uma reclamação:
“A maioria dos aplicativos passam por atualizações, e muitos desenvolvedores se empolgam e desconfiguram os aplicativos a cada atualização, dificultando a vida de quem não tem uma base tecnológica. Intuitivo é a palavra, principalmente para quem não tem noções e mesmo assim, deseja produzir um bom vídeo. ;)”

Bom, após desabafo realizado com sucesso, voltando a jornada em busca de realizar vídeos. E, foi então, que achei algumas opções, uma delas pela web e a outra por aplicativo nos celulares.

Adobe Spark

O Storyo foi uma ferramenta que me pareceu bastante completa, pois ele acrescenta no vídeo, o local pelo nome ou até com um mapinha, a temperatura do dia, imagens e me pareceu ser bem simples e prático. Mas houve problemas para cadastrar uma conta e utilizar o app no celular. Por conta disso, prestei atenção ao slogan e vi que é um aplicativo Apple.

Então, quando baixei o aplicativo em um dispositivo Apple, o mesmo apresentou várias opções de desenvolvimento de vídeos, com funções mil. Para o Android, há apenas um aplicativo para montagem de imagens. Sim, eu sei que as bibliotecas Apple e Android são bem diferentes, mas mesmo assim, vale o comentário, pois ainda tenho a demanda mesmo meu equipamento sendo Android.

Foi então que busquei outro aplicativo, e esse me surpreendeu, o Spark da Adobe. Começando por ser um recurso gratuito. Sim, uma ferramenta da Adobe gratuita intuitiva e melhor, podemos utilizar pela web. Sensacional certo?!

Adobe Spark

Uma ferramenta muito importante para desenvolvimento de vídeos, sites e posts para as diversas redes sociais. Pois, além de possuir um espaço para desenvolvimento de vídeos com inserção de imagens, pequenas gravações, texto e suas próprias imagens, possui um imenso banco de imagens gratuitas, dos mais diversos temas, para você incluir em sua apresentação, sem problemas de direito de imagens posteriormente.

Adobe Spark

Diferente de outros aplicativos que realizei o teste, o Spark não precisa de cadastros e altas burocracias que muitos sites e aplicativos solicitam. Foi bem simples: via Facebook, conta de e-mail ou Gmail de acesso, simples, rápido e eficaz.

Adobe Spark

São muitos recursos que o Adobe Spark possui, todas muito simples e intuitivas. Convido a utilizarem a ferramenta, pois além de realizar vídeos, com templates diversos, uma imensidão de imagens e diversas formas de desenvolvimento de mídias, sons e áudios podem ser incluídos rapidamente e facilmente.

Fiz a pesquisa pelo celular e vi que além de realizar as minhas atividades com Spark na web, pude baixar a versão para mobile, onde realizo montagem de imagens em tamanhos específicos para a rede social que pretendo utilizar.

Considerei escolhida a minha ferramenta de produção de vídeos, e de bônus também acesso a recursos de produção de posts e sites. Agora, já podemos realizar os vídeos e voltar a discussão sobre informações na web.

Nessas pesquisas descobri algo bastante relevante, a importância do foco nas pesquisas na web. O Princípio de Pareto, é um conceito desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto, que explica que 80% das consequências originam-se de 20% das causas. O princípio pode ser aplicado nos mais diversos âmbitos. As proporções não são tão exatas assim na prática, mas é quase isso, rs. Mas o que o princípio de Pareto pode nos ajudar em relação a informação da web e vídeos com Spark?

O “Foco”, pois informação, como mencionado acima temos muita, recursos, temos diversos, mas quando temos foco e decidimos antes o que queremos nas pesquisas, as chances de acertar são maiores. Uma dica bem bacana, é escolhermos um ou dois recursos dos milhares oferecidos.

Esses 20% de investimento de tempo e dedicação, serão responsáveis pelos 80% dos nossos resultados. Em outros artigos relatei a importância da busca de conhecimento, e insisto em dizer, que cursos em empresas renomadas nos poupam tempo e aceleram o nosso saber e nossa agilidade.

Pense nisso e até a próxima! ;)

Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design