Blog Tecnológico

Adobe Color Themes

Melissa Campuzano • 20 abr 2016

A Adobe possui uma grande base de dados de cores, chamado Color Themes. Nesta base é possível cadastrar diversas combinações de cores, criadas a partir de uma cor (ou cores bases) ou ainda de uma foto.
Dentro do Illustrator é possível acessar a base de dados do Color Themes na internet. Para isto, acione o Color Themes pelo seguinte menu: “Window > Color Themes”.

A busca por kits de cores (swatches) funciona com base em temas. Por exemplo, se o projeto gráfico de um folder ou uma ilustração terá como tema “Brasil”, digite então Brasil no campo de busca do painel e pressione ENTER.
O painel apresentará os resultados da busca, para isso clique no segundo ícone Launch Adobe Color website para acessar o site do Adobe COLOR CC, onde ainda é possível visualizar as opções e filtrar os resultados da busca:

colorthemes1

Após escolher o kit (swatch) mais adequado ao projeto, selecione a linha do tema e clique no ícone salvar, no final da linha do kit:

color themes 2

Isto fará com que se abra uma janela de opções do tema:

color themes 3

As opções são: Dar um nome ao tema, escolher a nuvem e a Biblioteca, adicionar tags, publicar o tema em Browser e salvar o tema.
Assim, é possível adicionar diretamente um tema do painel Adobe Color CC ao painel Color Themes, selecionando a opção “Publicar este tema em Explorar”. As cores entrarão diretamente na primeira posição do painel Color Themes e na ultima posição no painel Swatches.

colorthemes4.1

 

Importante! Na parte inferior deste painel, existe a opção de operação Refresh para atualizar e carregar os temas da Adobe Color Themes guardados em sua Biblioteca.

colorthemes5.1

Logo após obter o grupo de swatches desejado é mais fácil colorir uma ilustração com combinação de cores.

O Illustrator dispõe de várias maneiras de pintar os elementos de desenho vetorial, uma das mais interessantes é a “Live Paint Bucket”. Com ela é possível pintar com a facilidade de troca de cores de forma automática, trocando os tons com as setas do teclado.

Isto faz com que as cores sejam selecionadas e / trocadas com o que está no painel Swatches. Para utilizar a ferramenta selecione um grupo da flor central da ilustração com a ferramenta Selection Tool (V). Em seguida acione a ferramenta “Live Paint Bucket” na caixa de ferramentas:

color theme 8

Com a ferramenta acionada, o mouse ficará com este aspecto:

color theme 7

As cores na ponta do mouse representam as cores que podem ser carregadas do painel Swatches, por exemplo:

color themes 09

 

No mouse temos então três cores:

A cor do meio é a cor que será aplicada no elemento, para isto clique com o mouse na parte que será pintada.

A cor da esquerda e da direita da cor central são as cores que podem entrar no mouse para pintura, movendo-as da posição com as setas horizontais do teclado. As cores que podem entrar são as que estão posicionadas no painel Swatches. Também é possível trocar as cores com as setas verticais, experimente!

Então, com estas explicações experimente pintar uma ilustração e obtenha um resultado surpreendente e super combinado !

Nossa Flor de Mandala ficou assim, foi utilizado o tema de cor Pink, que pode ser conferido aqui no seguinte link e adicioná-lo também a sua Biblioteca de cores se preferir.

 https://color.adobe.com/pt/library/3CF67CBB-CB9D-4238-843A-5B83D2191C3B/theme/def3a38d-a317-4066-8514-211393c071d8/

color theme 11

 

Relembrando ...

Ao carregar o tema na Adobe Color CC será apresentado uma tela que possibilita a edição do tema, se necessário, e assim que estiver tudo ok, salve-o:

color themes 12

No site do Adobe Color CC além de poder criar cores (utilizando ou não regras de combinação harmônica), é possível salvar os temas criados em sua conta do site (utiliza apenas a ID da Adobe para ser criada).

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO