body { background-color: white; }
Amauri Bekesius • 12 nov 2025 • Microsoft Excel
Apesar da maioria dos usuários do Excel 365 utilizarem a “ferramenta” Texto para Colunas para realizarem as divisões das colunas quando recebem um arquivo texto por exemplo. Temos agora a possibilidade de realizar a mesma tarefa com a função Dividir Texto que torna a “ferramenta” Texto para Colunas uma “peça de museu”, ou seja, apenas para ser apreciada e não mais para ser usada.
Com essas novas funções o Excel 365 está digamos “redesenhando” a maneira de trabalhar, ganhando muito no quesito facilidade e principalmente no tempo. Neste artigo iremos demonstrar os dois modos em um arquivo texto que logo ao abrir entra no modo Texto para Colunas onde em três etapas ocorre a conclusão.

Nesta primeira etapa a possibilidade de utilizar uma separação entre colunas, ou seja, Delimitado.
Já na segunda etapa o tipo de delimitador e aqui a escolha do Ponto e vírgula que ao selecionar verifiquem que na janela Visualização dos dados o arquivo começa a tomar forma:

E finalmente a terceira etapa que solicita o Formato dos dados da coluna e neste exemplo deixarei Geral mesmo e pressiono o botão Concluir:

Pronto, o arquivo que era tipo texto e ocupava apenas uma coluna, agora está com as suas devidas colunas divididas. Lembrando que para chegar como a imagem abaixo passamos por 3 (três) etapas.

Nesses exemplos acima até o momento é a forma mais comum certo? Bom, com essa nova função iremos realizar o mesmo exemplo, porém, com muito mais facilidade e agilidade.
Passo 1:
De posse do arquivo texto iremos para uma célula vazia e digitaremos:

=DIVIDIRTEXTO(A1;";")
A célula A1 é onde inicia o arquivo texto, como na imagem acima
“;” é o delimitador desse arquivo
Portanto, verifiquem o resultado:
Claro que existem diversos tipos de arquivos textos e com seus diversos delimitadores, mas a ideia é mostrar nessas funções o que antes faziamos de uma maneira e agora o mesmo resultado de outra.
Conclusão:
Nada impede de desenvolver as soluções onde cada pessoa faça suas planilhas conforme seus conhecimentos. O artigo em questão é para mostrar que podemos automatizar de outras formas com os mesmos resultados e de maneira mais simples.
Com esses exemplos e versatilidade espero que consigam utilizar esse dinamismo onde em uma única “tacada” tenho a possibilidade de obter diversos resultados instantaneamente.
Enfim, mais uma vez, cada situação uma situação. Esses artigos são para vocês lerem e analisarem a necessidade de utilização. São exemplos simples que uso para demonstrar a “facilidade” desse e de diversos outros recursos do nosso Excel 365.
