Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

G-Suite Admin - INCLUSÃO E GERÊNCIA DE DISPOSITIVOS CHROMEBOOK e MÓVEIS.

Patrick Gainher • 09 dez 2019 • Google for Education

G-Suite Admin - INCLUSÃO E GERÊNCIA DE DISPOSITIVOS CHROMEBOOK e MÓVEIS.

 

Introdução

 

Dispositivos cadastrados

 

É muito importante que saibamos quais são os dispositivos cadastrados para o domínio da empresa, pois são recursos ativos e essenciais para ajudar funcionários com seus trabalhos do dia a dia.

Para isso, é necessário que haja uma forma de manter o controle de quais são os dispositivos cadastrados e inclusive comprovar a autoria dos mesmos.

Com as soluções do Google, pelo G Suite Admin você poderá inserir dispositivos Chromebook e dispositivos móveis dos tipos Android e iOS, e em seguida organizá-los de forma prática com a ajuda das ferramentas presentes.

 

Dispositivos inseridos em uma empresa

 

Dispositivos inseridos em uma empresa

 

Os dispositivos são componentes que fazem parte definitiva de uma empresa, compondo uma parcela do inventário e sendo um dos recursos disponíveis.

Porém, há empresas que utilizam seus dispositivos (sejam celulares e/ou notebooks compartilhados) sem estejam provisionados à empresa, ou seja, não estarem devidamente vinculados.

O Google oferece a solução à essa dependência de forma fácil com a proposta de provisionamento de dispositivos dependentes da empresa pelo painel G Suite Admin.

Cada dispositivo do Google vem com um código (licença) que é atrelado ao mesmo. Nós da ENG oferecemos pacotes com X números de licenças para revender à quem esteja interessado.

Quanto à dispositivos móveis, eles seguem uma regra um pouco diferente, que não envolvem licenças. Veja à seguir.

 

Como cadastrar um dispositivo?

 

Como cadastrar um dispositivo

 

Há três maneiras de se cadastrar dispositivos: uma para Chromebooks, outra para dispositivos Android e uma outra para dispositivos iOS:

 

1. Dispositivos Chromebook:

 

Um dispositivo Chrome possui uma licença com um código específico?uma cadeia de dígitos alfanuméricos?que será utilizado para a identificação dentro do painel G Suite Admin. Independente a marca do fabricante, ao iniciar o dispositivo, será pedido uma conexão Wi-Fi, instalação de atualizações, e por fim, um login de usuário. Aqui, um funcionário de TI de uma empresa deverá configurar o dispositivo para cadastramento empresarial, assim garantindo que o dispositivo pertencerá a empresa. Ao completar essa etapa, o dispositivo estará presente dentro do painel, na página “Dispositivos”.

 

2. Dispositivos Mobile:

 

Os dispositivos mobile funcionam de uma forma diferente em seu cadastro à empresa:

 

2.1. Android:

O Dispositivo Android solicita ao usuário para inserir o login empresarial, estabelecendo assim uma ponte conta cadastrada dentro do painel, permitindo que o dispositivo faça parte do domínio empresarial;

 

2.2. iOS:

Os Dispositivos iOS são inseridos de forma relativamente similar aos Dispositivos Android, mas com a necessidade de alguns detalhes complementares, os quais podem ser vistos no disponível na página oficial do Google. Confira!

 

Codigo de dispositivo

 

Onde encontrar as informações sobre um dispositivo?

 

Onde encontrar informações

 

Para encontrar as informações sobre os dispositivos inseridos na empresa, o funcionário de TI da empresa deverá acessar o painel G Suite Admin, de acordo com a tela abaixo.

 

Admin Console

 

Clique no ícone “Dispositivos” na direita da tela apresentada, e será mostrado todas as informações sobre os equipamentos provisionados, número total de equipamentos provisionados com as licenças adquiridas, entre outras informações sobre dispositivos. como os Jamboards e os Endpoints.

 

Configurações do dispositivo

 

Os menus mais acessados são o de “Dispositivos Móveis” e de “Dispositivos Chrome”, onde podem ser visualizadas as informações referentes aos os Dispositivos Cadastrados.

 

Cadastros

 

A coluna "Número de Série" permite a identificação dos dispositivos cadastrados de forma muito fácil.

 

Gerenciamento de dispositivo

 

Clicando-se no "Número de Série" de um Dispositivo, o Painel do G Suite Admin exibirá diversas informações sobre os Dispositivo, como: validade das atualizações, usuário, data de inscrição, modelo e modo de gerenciamento.

 

Como organizar?

 

Como organizar

 

Conforme pode ter visto, o menu anterior possui uma lista com organização à partir do domínio e das unidades organizacionais lá presentes.

 

A mesma política de apps, horário de uso, restrições e controle pode ser aplicada ao dispositivo, ao ser inserido em uma das unidades ou subunidades.

 

Escolha um destino

 

A opção de mover o dispositivo é fácil, e pode ser feita em alguns instantes. Recomenda-se que o dispositivo seja desligado antes desse procedimento.

 

Com o G Suite Admin, gerenciar dispositivos Chromebook, Android ou iOS é muito simples e intuitivo.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design