Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

AUTOCAD X REVIT - VANTAGENS DO BIM SOBRE O CAD

Larissa Gimenez • 02 dez 2019 • Autodesk BIM

AUTOCAD X REVIT - VANTAGENS DO BIM SOBRE O CAD

 

DIFERENÇAS DO CAD PARA O BIM COM AUTOCAD X REVIT

 

BIM, que em inglês significa Building Information Modelling ou Modelagem de Informações da Construção em português, trata-se de uma metodologia de produção projetual, a qual faz uso de um modelo conectado com as informações da construção pensadas durante as fases projetuais e ciclo de vida do empreendimento, podendo ainda, incorporar diferentes profissionais a este modelo.

Com a chegada do CAD tivemos uma grande revolução no mercado AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção Civil) principalmente na forma de pensar e criar projetos. Não há dúvidas de que o CAD trouxe consigo ganho de tempo e produtividade.

Quando começou a movimentação BIM em território nacional já havia grandes casos de sucesso lá fora. É sabido que alguns países tornaram o BIM obrigatório há pelo menos 3 (três) anos. Isso serve de base para nos assegurarmos que, este processo que estamos iniciando faz parte da próxima evolução tecnológica e forma de pensar, obrigando-nos a dar um passo à frente.

Primeiramente se faz importante entender o porquê essa mudança se faz necessária, e quais são as grandes diferenças entre o processo CAD para o BIM, utilizando como base os softwares da Autodesk, AutoCAD (CAD) e Revit (BIM).

 

 

 

  1. Conexão das Informações

Ao criar projetos em CAD, seja projeto de arquitetura, projeto de engenharia ou projeto de instalações, você desenvolve um desenho virtual através de pontos e linhas, sendo necessário criar um a um até ter todos os elementos para seu projeto em nível final.

Quando falamos de BIM estamos criando agora um único modelo digital que possui conexão com todas as vistas e informações complementares, podendo ainda serem realizadas de forma interdisciplinar por diferentes profissionais.

 

 

 

  1. Agilidade e ganho de produtividade

Vindo para um modelo que conecta vistas e informações poupamos tempo de produção e de compatibilização com cada planta, antes criada de forma distinta. Tornando o uso do BIM mais rápido e eficaz no dia a dia de criação de projeto, as-built e gerenciamento do mesmo.

 

 

  1. Precisão e Compatibilização

Ao invés de elementos formados por linhas, temos agora por exemplo a planta com dimensionamentos e acabamentos conectados com as informações que vemos em vista ou corte. Ao trabalharmos em um software como o Autodesk REVIT que utiliza modelos paramétricos podemos conferir com exatidão o projeto em 2D e o modelo 3D, reduzindo problemas de compatibilização e as-built em fase de obra.

 

 

  1. Quantitativos

Um software BIM como o Autodesk Revit além de conectar os elementos em vistas, também permite a conexão das informações geradas ao longo do projeto, sejam elas referentes a materiais e acabamentos, entre outras. Estas informações podem ser extraídas em forma de tabelas quantitativas, trazendo mais eficiência e precisão também para o orçamento e cronograma de obra.

 

 

  1. Fases da Obra / Ciclo de vida

Ao se fazer uso da metodologia BIM na criação e desenvolvimento de um projeto, podemos acompanhar desde o início do projeto em fase preliminar até a viabilidade de manutenção, reforma ou demolição da obra. Evitando problemas de versionamento e incompatibilidade dos arquivos finais.

 

 

 

  1. Renderizações

O Autodesk Revit além de ser um software que desenvolve um modelo tridimensional com as informações conectadas, também possibilita ao usuário criar uma renderização (processo pelo qual se obtém o produto final de um processamento digital) do modelo criado, levando assim as vistas e perspectivas a um acabamento final com precisão das informações antes configuradas como acabamentos.

 

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Larissa Gimenez

Larissa Gimenez

Especialista em Tecnologias Autodesk na Metodoligia BIM, com as Tecnologias REVIT, Navisworks e Infraworks.
Atua no Setor de Consultoria e Treinamentos da ENG DTP & Multimídia, no planejamento e auxílio de palestras, workshops e conteúdo personalizado de treinamentos a empresas no seguimento AEC (Arquitetura, Urbanismo e Construção Civil).
Formação em Arquitetura e Urbanismo na UNIP - Universidade Paulista.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design