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G Suite Admin: Como administrar o seu domínio escolar com esta solução

Patrick Gainher • 27 nov 2019 • Google for Education

G Suite Admin: Como administrar o seu domínio escolar com esta solução

G Suite Admin: Administre seu domínio escolar

Vamos explorar melhor algumas das funções de cada tipo de administrador, e esclarecer possíveis dúvidas de uma ferramenta não muito conhecida por muitos usuários que utilizam produtos Google, e aprender mais sobre as possibilidades que esta função traz.

Entendendo melhor quem são os administradores e suas funções

Entenda melhor os administradores do G Suite

Dentro do painel Google Admin (admin.google.com), na seção Funções do Administrador, temos a localização de onde são delimitados os administradores do domínio da empresa, assim como suas funções respectivas dentro da mesma.

Em um primeiro momento, temos pré-definido pelo Google alguns níveis de administradores, que são adequados para a maioria dos casos das empresas. Porém, caso uma empresa veja a necessidade de criar novos cargos de administração, isso é possível também.

Para maior esclarecimento, estão abaixo os cargos pré-definidos pelo painel, com responsabilidades bem definidas :

    • Superadministrador (ou superusuário): O superadministrador possui acesso à todas as configurações do console, e podem gerenciar todos os aspectos da conta da organização. Eles possuem controle total de os calendários e eventos dos usuários, além de configuração total do domínio.
      • Apesar de ser reservado para apenas uma pessoa, o Google recomenda que tenham entre duas a três pessoas com este nível de permissão, caso haja necessidade de um outro superadministrador ter ajuda em reconfigurar sua senha, já que outros administradores não tem acesso de forma hierárquica ao superadministrador.
      • Os superadministradores podem fazer as seguintes ações:
        • Configurar o faturamento;
        • Gerenciar licenças;
        • Criar ou atribuir funções de administrador;
        • Redefinir senhas de administrador;
        • Restaurar usuários excluídos;
        • Modificar as configurações de um administrador;
        • Ativar ou desativar o compartilhamento de contatos.
    • Administrador de grupos: O administrador de grupos possui controle total sobre todos os grupos que foram criados no painel Google Admin, pela página “Grupos”.
      • Os administradores de grupos podem fazer as seguintes ações:
        • Visualizar perfis de usuário e sua estrutura organizacional;
        • Criar novos grupos no console Google Admin;
        • Gerenciar membros de grupos criados no console Google Admin;
        • Gerenciar as configurações de acesso dos grupos em geral;
        • Excluir grupos no console Google Admin;
        • Apenas ler as unidades organizacionais.
    • Administrador de gerenciamento: O administrador de gerenciamento pode executar todas as ações em usuários que não são administradores.
      • Os administradores de gerenciamento podem fazer as seguintes ações:
        • Visualizar perfis de usuário e sua estrutura organizacional;
        • Apenas ler as unidades organizacionais;
        • Criar e excluir contas de usuário; *
        • Renomear usuários e alterar senhas; *
        • Gerenciar as configurações de segurança individuais de um usuário; *
        • Executar estas outras tarefas de gerenciamento de usuários. *
        • * - Todas as ações descritas com um asterisco no final se referem às que o administrador de gerenciamento pode fazer para os usuários que não são administradores;
    • Administrador de atendimento: O administrador de atendimento pode redefinir senhas para usuários que não são administradores, através do console Google Admin.
      • Além disso, ele pode apenas acessar as unidades organizacionais, não podendo fazer alterações nas mesmas;
    • Administrador de serviços: O administrador de serviços gerencia dispositivos adicionados ao domínio G Suite, além das configurações dos serviços acionados pelo console Google Admin, como o Drive, Documentos, entre outros.
      • Além disso, ele pode:
        • Ativar e desativar serviços*;
        • Alterar configurações e permissões dos serviços*;
        • Gerenciar recursos do Agenda (apenas podem criar, editar e excluir recursos, não podem modificar as configurações de compartilhamento dos recursos do Agenda);
        • Gerenciar dispositivos móveis e Chrome listados no seu console;
        • Apenas ler unidades organizacionais;

 

  • * - Todas as ações descritas com um asterisco no final se referem às apenas a determinados produtos como:
  • Serviços adicionados a conta (como Gmail);
  • Aplicativos (como aqueles encontrados dentro da Play Store);
  • Serviços do Google gratuitos (como o Blogger).

 

  • Administrador de revendas (ou Administrador revendedor): O administrador de revendas pode administrar, aprovisionar e gerenciar e gerenciar clientes de revenda.
    • Além disso, ele pode:
      • Acessar ao console Google Admin do revendedor;
      • Acessar os consoles Google Admin dos domínios de clientes;
      • Importante: Os usuários que têm apenas a função “Administrador de revendas” não acessam o console Google Admin da própria organização ao fazer login.
  • Administrador de dispositivos mobile: O administrador de dispositivos móveis pode gerenciar gerenciar dispositivos móveis usando o gerenciamento avançado dos dispositivos móveis em si.
    • Além disso, ele pode:
      • Provisionar e aprovar dispositivos;
      • Adicionar apps à lista de permissões;
      • Bloquear ou excluir permanentemente dispositivos e contas;
      • Definir políticas para os dispositivos Android e iOS;
      • Ver grupos e usuários no domínio.

Considerando as opções acima, é possível também criar funções de administradores de acordo com suas próprias necessidades, fazendo assim uma função híbrida.

Funções de administrador definido de acordo com a necessidade

Funções de administrador definido de acordo com a necessidade

Conforme descrito anteriormente, é possível criar funções administrativas de acordo com a própria necessidade do cliente.

No painel admin, na página “Funções do Administrador”, terá o painel com o menu de administradores de acordo com o tipo de administrador escolhido, a aba de privilégios de acordo com a função e também a possibilidade de criar uma nova função de administrador, inserindo um nome, descrição e declarar os privilégios de escolha.

“Funções do Administrador”

O menu é interativo e é possível escolher as opções. Veja as necessidades de sua empresa e crie funções de acordo com o necessário.

É assim que se cria as funções dentro do painel! Recomendamos que você crie sua própria função e teste, para assim aprender como funciona na prática e entender a lógica.

 

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Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

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