Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Educação, Google for Education e Adobe Spark: Tudo a ver?

Flavia Mazzaferro • 25 out 2019 • Google for Education

Educação, Google for Education e Adobe Spark: Tudo a ver?

A Educação, Google for Education e Adobe Spark, através da ENG, unem forças para criar um novo paradigma no Ensino com uso de Tecnologias e Criatividade. Com a implementação expressa, a Transformação Digital se dá de maneira rápida, com Metodologias Ativas.

Introdução

Muitas pessoas acabam se impressionando com novas tecnologias que aparecem no mercado, em particular aquelas que atuam em áreas que afetam um grande número de pessoas ou até mesmo um setor específico de nossa sociedade. Um destes setores é o da educação, que está em constante mudança e atualização, de acordo com as tendências e tecnologias que vão sendo criadas ao longo dos anos.

Dinâmica de ensino exemplificada


Esta mudança fica exemplificada claramente à seguir: o professor de geografia Othon Dantas, de 55 anos, iniciou uma videoconferência para discutir a poluição do rio Cachoeira, que corta o centro da cidade baiana de Itabuna. Conversava simultaneamente com 18 estudantes, cada um em seu próprio computador ou celular. Os adolescentes tiravam dúvidas. Ele faz parte de um grupo de 24 mil professores da rede de ensino estadual que se preparam para o que os americanos chamam de “googlização” da sala de aula.

Esta dinâmica gira em torno das ferramentas do Google — o conjunto de aplicativos do G Suite for Education junto dos Chromebooks. Depois de negociar com o Google por mais de um ano, a Secretaria da Educação da Bahia comprou 14 mil Chromebooks para 500 escolas, pouco menos da metade das instituições de ensino médio no estado. Foi a primeira unidade da federação a fechar um acordo dessa escala. Os primeiros equipamentos chegaram no fim do ano de 2017, com mais unidades que serão compradas num futuro próximo, segundo o órgão. Tanto os educadores quanto alunos gostam do projeto — e só é possível ser bom educador com mente aberta para as novidades —, mantêm vivo um debate saudável sobre como usar bem a parceria.


Os alunos, com suas contas de usuário gerenciadas pelo domínio escolar com as licenças Google for Education, são inseridos em um ambiente de sala de aula virtual Google Classroom onde serão ministrados todos os assuntos referentes às matérias que os mesmos cursam, com professores orientando-os de acordo com as aulas e exercícios feitos em sala de aula.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Flavia Mazzaferro

Flavia Mazzaferro

Professora especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação que acredita verdadeiramente que a tecnologia pode transformar a maneira de aprender e ensinar.

É instrutora e consultora das tecnologias Google, Urkund e Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design