Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Business Intelligence - Conexão em tempo real

Luca Caruso • 16 set 2019 • Microsoft Power BI

Business Intelligence - Conexão em tempo real

A definição de Business Intelligence se dá pelo processo de coleta, análise e monitoramento dos dados que sugerem suporte à gestão empresarial e de negócios. E a primeira etapa de seu processo como um todo, a coleta, pode ser considerada por duas eficientes maneiras: Por transferência de dados única ou por transferência direta. E neste artigo, citaremos mais detalhadamente as principais diferenças entre cada uma delas.

notebook-ilustracao-artigo-power-bi-eng-dtp-multimidia

A primeira se define como uma conexão simples entre a ferramenta de B.I. e sua própria fonte de dados. Chamamos de Data Dump (‘despejo’ ou ‘descarregamento’ em inglês) todo aquele processo onde a fonte de dados, independente se seu formato, fornece seu conteúdo para uma ferramenta de análise de Business Intelligence através de uma transferência única. Por isso a nomenclatura se assemelha a um despejo, ou algo que tem uma quantidade de informação sendo “jogada” de um origem a um destino uma única vez, sem o procedimento inverso.

Ou seja, seus dados são repassados e não irão ser alterados na ferramenta de B.I. uma vez que a fonte for editada ou excluída, justamente por não haver nenhuma conexão direta. O exemplo mais comum possível é a atribuição de dados de uma planilha de Excel guardada em seu próprio computador pessoal a um Microsoft ® Power BI. Caso o Excel seja editado, o Power BI não irá refletir essas mudanças.

Porém quando mencionamos a transferência de dados direta, estamos nos referindo mais precisamente à interconexão entre origem e destino do conteúdo de informações. Isto é, a conexão atrelada entre a ferramenta de Business Intelligence e sua fonte, como por exemplo um Microsoft ® Power BI junto à um servidor Azure.

Toda vez que o banco de dados da Azure for editado ou acrescentar novos registros, todas as atualizações refletirão no Power BI. Isto pois há um Data Gateway conectado entre ambos. Mas afinal, o que é isso?

Data Gateway é a instalação de um caminho fixo entre um software e sua fonte em tempo real. Diferente do termo anteriormente visto Data Dump, o Gateway relaciona as duas partes envolvidas com informações alteráveis na fonte e que refletirão de maneira exata de formatação no software de origem.

É uma opção muito interessante para companhias que já possuem um banco de dados estruturado internamente, mas que estejam interessadas em utilizar de uma ferramenta de Business Intelligence como Microsoft ® Power BI para visualizar os dados de forma criativa e interativa em tempo real, tal como distribuir seus relatórios a demais usuários.

E você? Qual modelo de conexão de dados você acredita que seja melhor para seus negócios?

mulheres-conversando-tecnologia-eng-dtp-multimidia

Gostou deste conteúdo?




 

 

Luca Caruso

Luca Caruso

Luca Caruso é consultor de Business Intelligence na ENG DTP e Multimídia. Graduado em Marketing pela ESPM-SP e com experiências na indústria de tecnologia, com passagem na Adobe Brasil como analista de Channel Sales e Digital Marketing, gerenciando ferramentas de Big Data.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design