Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

ADOBE AUDITION - Finalizando o Áudio

Eliaquim Aciole (Rivas) • 18 mar 2019 • Audition

 ADOBE AUDITION - Finalizando o Áudio

Artigo nº2 – Por Eliaquim Aciole (Rivas) *

Neste segundo artigo, iremos falar a respeito da plataforma de gravação e finalização de áudio, Adobe Audition.

Desenvolvido pela Adobe Systems, o Audition é um programa com características bem interessantes, recursos os quais facilitam a vida do finalizador de áudio, o profissional responsável pela montagem, edição e finalização do áudio de uma peça audiovisual.

Para compreendermos melhor a importância do Audition no processo de finalização de um áudio, precisamos entender onde esta ferramenta estará posicionada e de que maneira ela trará qualidade para um filme.

O processo de construção de um produto audiovisual tem como referência o formato de produção cinematográfico. Este processo possui três etapas, a pré-produção, a produção e a pós-produção, as quais terão um papel decisivo em levar a qualidade necessária para o produto final.

  • PRÉ-PRODUÇÃO


A etapa de pré-produção é responsável pela idealização, elaboração, planejamento e redimensionamento do que será executado na etapa seguinte.

  • PRODUÇÃO


A produção é conhecida também como fase de gravação.

  • PÓS-PRODUÇÃO


A terceira e última, a pós-produção, consiste na finalização de tudo o que foi construído nas duas etapas anteriores, e não menos importante, a finalização do áudio.

Pois bem, que tal falarmos do Adobe Audition como protagonista na finalização do áudio de um produto audiovisual?

Através de um simples arraste para dentro do workspacedo Audition, por intermédio do deslocamento de um arquivo de áudio, o usuário poderá iniciar o processo de finalização do seu áudio de maneira muito prática e eficiente, e sem abrir mão da qualidade do processamento dos arquivos manipulados dentro desta plataforma. A partir daí, com este programa, você tem em mãos uma possibilidade considerável de recursos direcionados ao tratamento e limpeza do seu áudio.

O Audition possui bons recursos responsáveis pelo equilíbrio das frequências sonoras e, também, pela limpeza de ruídos ou sons indesejáveis. É evidente que estes recursos possibilitam que o finalizador de áudio construa um áudio mais inteligível, com o acabamento do “som”, do produto final, pronto a ser ouvido e compreendido.

Para compreendermos as diversas possibilidades do Adobe Audition, vamos trazer alguns exemplos dos seus recursos:

  • FUNÇÃO GRAPHIC EQUALIZER

O Adobe Audition possui alguns tipos de equalizadores, os quais possuem funções e alcances peculiares. A exemplo o equalizador gráfico.

Para acessar este recurso no Audition, clicamos em Effects > direcionamos a seta para o item Filter and EQ > e, em seguida, teremos algumas opções de equalização, são elas: Graphic Equalizer 10 Bands, Graphic Equalizer 20 Bands, Graphic Equalizer 30 Bands.

Cada uma, destas opções, possui uma capacidade relativa de atuação direcionada as frequências do arquivo em que o finalizador de áudioestará trabalhando. Por exemplo, o equalizador que possui 10 Bands, este oferece um ajuste mais otimizado, ou seja, mais rápido.

Já o de 30 Bands possui maior precisão no ajuste das frequências. Sendo que, a utilização de cada um destes equalizadores está ligada ao objetivo do finalizador da peça e o que ele espera da atuação deste recurso.

http://www.flashfor.com.br/marketing/equalizador-grafico-eng-dtp-multimidia.jpg

O ideal é que busquemos alinhar o nosso objetivo final de peça, ou produto, ao domínio das ferramentas e recursos os quais temos em mãos. Isso nos trará uma maior praticidade em nossas escolhas, condizentes com o que imaginamos ou planejamos, inclusive, tendo maior controle sobre a qualidade do que produzimos.

  • FUNÇÃO (EFFECTS) NOISE REDUCTION-RESTORATION

Com o objetivo de restaurar um arquivo de áudio, podemos visualizar no Audition o espectro de frequências, desta maneira teremos mais facilidade em identificar o ruído ou o intervalo contendo a ambiência a qual poderemos limpar, e tudo isso, de forma muito visual.

Tendo como base a imagem abaixo, podemos identificar alguns espaços ou intervalos e, são nestes espaços, que geralmente estão localizadas as ambiências as quais na maioria das vezes, não temos controle na etapa de captação do som.

O Adobe Audition possui recurso para efetuar esta limpeza de ambiência, que além de estar localizada nos intervalos da fala de uma locução, também está por trás desta mesma voz, e, portanto, necessita de um maior cuidado no mapeamento e identificação delas, a fim de elimina-las, restaurando o áudio e trazendo a qualidade que tanto necessitamos.

http://www.flashfor.com.br/marketing/noise-reduction-eng-dtp-multimidia.jpg

O primeiro passo é, selecionar o espaço entre uma onda senoidal e outra, onde estará localizada a ambiência ou os ruídos os quais não obtivemos controle na etapa de gravação.

O segundo passo, clicamos em Effects, direcionamos a seta para o item Noise Reduction-Restoration onde irá disponibilizar a opção Capture Noise Print. Esta opção, será responsável em fazer uma análise da presença dos ruídos e identificará a suas frequências.

E no terceiro e último passo, iremos percorrer o mesmo caminho do menu anterior, mas iremos para a opção que fica abaixo.

Então: Effects > Noise Redution-Restoration > Noise Reduction (process).

Nesta última ação, o recurso Noise Reduction, irá excluir todos os ruídos e frequências identificadas no segundo passo, ou seja, irá efetuar uma limpeza de todos os “sons” indesejáveis que estavam neste arquivo, possibilitando a recuperação deste áudio com muita praticidade na perspectiva do processo de pós-produção de uma peça audiovisual, ou seja, na finalização do áudio de um filme.

http://www.flashfor.com.br/marketing/effect-noise-reduction-eng-dtp-multimidia.jpg

Assim, devemos ter em mente que ao usarmos o Adobe Audition, temos em mãos uma ferramenta potencializadora na edição e finalização do áudio. E esta, possui recursos incríveis que oferecerão, sem dúvida, qualidade as suas peças audiovisuais.

Glossário:
Frequência – Um dos parâmetros fundamentais do som, caracterizando sua altura tonal.
Som – Onda de pressão variável e transmitida pelo ar ou outro meio físico (não se propaga no vácuo) e percebida pelo aparelho auditivo humano.
Áudio – É o som digitalizado, transformado em combinação binária.

Noise Reduction – Dispositivo-Recurso que elimina ruídos indesejáveis.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Eliaquim Aciole (Rivas)

Eliaquim Aciole (Rivas)

Professor nos cursos de comunicação (Cinema, Audiovisual e Publicidade – UNIJORGE)

Graduado em Produção Audiovisual (UNIJORGE)
Especialista em Estudos Culturais, Linguagem e História (UNIJORGE)
Pós-Graduando em Cinema e Linguagem Audiovisual (ESTÁCIO de SÁ)
Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC - UNEB)

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design