Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Urkund: sistema anti-plágio ou um detector de plágio?

Veruska Marques • 04 set 2018 • Educacional

Urkund: sistema anti-plágio ou um detector de plágio?

O plágio é uma prática que infelizmente está em diversas áreas, como também, da mesma forma, os sistemas de detecção de plágio também estão se aprimorando a cada momento.

A atividade de plágio é considerada um crime, e podemos dizer que nem a área acadêmica está distante desse mal.

Mas o que é o “plágio”? A definição da palavra plágio é - apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem.

Urkund

A prática do plágio na área acadêmica, acaba sendo difundida pela dificuldade que os alunos possuem durante sua pesquisa, onde acabam reproduzindo uma obra, um texto sem a permissão do autor. Mas, existem várias formas de se precaver desse crime.

Uma ferramenta Educacional que auxilia no controle e prevenção do plágio, é o URKUND, pois o mesmo realiza um reconhecimento no trabalho enviado e detecta plágio nos textos. Lembrando que ele não é um sistema anti plágio, e sim, um detector de plágio nos textos.

Entre seus benefícios, o URKUND mostra a similaridade presente no texto com as referências encontradas por ele em toda a web. Verificando cada vez mais um número maior de documentos e fontes de pesquisas, incluindo sites e repositórios de artigos científicos, independente do idioma. Indicando assim a possibilidade do uso indevido das fontes disponíveis na internet.

Urkund

Com um processo bem simples, o URKUND promove integração com as plataformas e-learning mais utilizadas pela escolas e universidades, como por exemplo o Moodle, e é aí que a interatividade flui ainda mais, pois o professor pode enviar um e-mail ou acessar o website para usufruir do benefício.

Após a análise, um perfil de comparações é criado. O sistema identifica os textos parafraseados, os sinônimos e tráz o texto original, identificando o que foi alterado do texto plagiado. Gerando um resultado quantitativo através de um relatório, no qual os professores podem se basear para determinar se houve plágio, e a porcentagem do texto que foi plagiada.

Urkund

O plágio não compromete apenas o trabalho de quem “copiou”, mas da pessoa “copiada” também, e compromete todo um trabalho acadêmico.  O URKUND colabora com o combate ao plágio. E você, conhecia essa solução? Sobre essas e muitas outras soluções acesse nosso site eng.com.br e nossas redes sociais. Até mais!


Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design