Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Adobe Photoshop CC: Exportando Múltiplas Imagens

Marcelo Leite • 14 fev 2018 • Adobe Photoshop

Adobe Photoshop CC: Exportando Múltiplas Imagens

Quando precisamos exportar múltiplas imagens, ou até mesmo editar múltiplos arquivos, perdemos muito tempo ao abrir e fechar arquivos de forma repetitiva.

Através da ferramenta “Artboards”, podemos editar e exportar múltiplas imagens em passos simples.  Esse recurso pode ser usado em qualquer situação onde é precisoex portar múltiplas imagens ou arquivos em formatos distintos.

Os Artboards que criaremos não precisam necessariamente ser do mesmo tamanho. Podemos também exportar Artboards de tamanhos variados e para objetivos diferentes como correções de fotografia, banners, edições de imagens e etc.

Para esse exemplo, usaremos uma situação de criação de layouts para mídia social, onde muitas vezes criamos um layout padrão e replicamos de acordo com o conteúdo planejado:

- Ao criar nosso arquivo definimos o tamanho do nosso palco e marcar a opção “Artboards”, que habilita múltiplos palcos para criação de conteúdo e será nosso auxiliador na exportação dessas imagens.

É importante lembrar que os Artboards também podem ser criados em arquivos antigos ou que não foram habilitados previamente, porém nesse exemplo, iremos nos ater a situação ilustrada.

 

Artboard

 

- Para facilitar a criação do conteúdo, criaremos apenas um Artboard inicial. Após ajustar o layout, duplicamos quantas vezes forem necessárias, ajustando apenas o conteúdo de cada publicação como no exemplo abaixo:

 

Multiplas imagens no Ps CC

 

- Os Artboads funcionam exatamente como os grupos de camadas, cada um possui seu lugar na janela “Layers” e podem ser renomeados e ordenados da forma que acharmos melhor. Cada Artboard possui seu grupo de conteúdo individual e independente. O interessante em criar duplicatas de um Artboard, criado inicialmente, é a possibilidade de preservar elementos de repetição, como o rodapé e o título da arte, por exemplo.


- Finalizada nossa edição, podemos exportar todas as nossas imagens no formato PNG. Para isso, basta selecionar todas as Layers de Artboard como no exemplo abaixo e selecionar a opção “Quick Export as PNG”:

 

Artboard

 

- É importante salvar o arquivo no formato “.PSD” em um local no seu computador antes de executar a exportação, dessa forma o Photoshop vai listar a pasta raiz onde o arquivo se encontra.

Dependendo da quantidade de Artboards, o painel de exportação pode demorar um pouco a aparecer, isso também depende da máquina que o software está instalado.

No gerenciador você pode criar uma pasta nova para sua exportação como no exemplo e clicar em “ok” para iniciar a exportação.

 

Artboard

 

- Após clicar em “ok” o Photoshop vai processar (em segundo plano) todas as suas imagens no formato PNG. É importante se atentar ao nome que foi atribuído a cada Artboard, pois esse será o nome final do arquivo fechado.

 

Photoshop CC

 

E dessa forma bem simples que ganhamos inúmeras horas em trabalhos repetitivos como o do exemplo proposto.

A ferramenta Artboard nos oferece inúmeras outras vantagens em questões de workflow, tanto para artistas gráficos como desenvolvedor UX/UI.

 

Saiba mais sobre o Treinamento Oficial do Adobe Photoshop CC

Gostou deste conteúdo?




 

 

Marcelo Leite

Marcelo Leite

Marcelo Leite é CEO e co-founder de uma empresa de comunicação em Brasília.
Trabalha na área de direção e edição de vídeo, desenvolvendo projetos áudio visuais para seus clientes, tendo vários de seus trabalhos veiculados em grandes emissoras como TV Globo e Record.

Já ministrou dezenas de treinamentos e palestras oficiais da Adobe na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design