Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Adobe Premiere Pro: Vídeo 360º

Marcelo Leite • 07 fev 2018 • * FORMAÇÕES (Pacotes de Treinamentos)

Adobe Premiere Pro: Vídeo 360º

O 360°/VR (Virtual Reality) é um tipo de vídeo muito popular hoje em dia, e possui esse nome por conta da forma que é capturado.  As Câmeras que capturam vídeos desse tipo possuem lentes que capturam um ângulo de 360° graus, proporcionando uma visão completa do espaço onde está posicionada. Também, estão incorporadas as tecnologias de VR que são usadas para sua visualização como as fornecidas pelo Facebook, YouTube e Google Cardboard.


Para trabalharmos com esses vídeos temos dois tipos de capturas 360°:


Monoscopic
É o tipo mais comum de captura e também o mais fácil de trabalhar. O vídeo 360° é gravado em uma esfera equiretangular plana (imagem a baixo), similar ao mapa-múndi visto de um globo no formato plano.

Se o espectador estiver usando um conjunto de fone e tela VR, a sensação é a de estar dentro do globo olhando a superfície interna. Graças aos dispositivos com “head tracking”, sempre que o espectador move sua cabeça o vídeo recebe uma “pan” automática nos eixos x e y.

Transmite a sensação de estar completamente dentro da cena.

monoscopic-eng-dtp-multimidia

 

Stereoscopic
Stereoscopic é um passo à frente do Monoscopic em questão de imersão. Ao invés de gravar imagens em um plano único, as câmeras possuem pares de lentes ao invés de lentes individuais capturando o ambiente. Isso faz com que as filmagens possam simular profundidade, o famoso 3D. Dentro de sets VR, imagens individuais são apresentadas em cada olho, dando total profundidade e imersão ao espectador.

A imagem abaixo exemplifica como esse tipo de captura é feito com lentes duplas e feito:

stereoscopic-eng-dtp-multimidia

A versão CC2018 do Adobe Premiere Pro possui ferramentas para trabalhar com esse tipo de vídeo; aonde podemos editar,  aplicar efeitos, transições e manipular elementos dentro de cenas em 360°.

vr-video-adobe-premiere-eng-dtp-multimidia

No Adobe Premiere precisamos importar o nosso vídeo no formato equiretangular para o painel project, alguns dispositivos importam em outros formatos e possuem softwares próprios para conversão.

Para trabalharmos com a interação de um vídeo 360°, precisamos usar a visualização em VR, para isso, usamos o Button Editor para habilitar essa opção. Basta arrastar o botão para o painel e soltar, podemos fazer isso com qualquer outro botão desse painel, e da mesma forma que adicionamos botões novos, podemos remover os botões atuais no mesmo sistema drag and drop.

button-editor-eng-dtp-multimidia

Ao ativar o botão “Toggle VR” o layout do painel Program ficará conforme imagem abaixo:

toggle-vr-eng-dtp-multimidia

Toggle VR inativo

toggle-vr-inativo-eng-dtp-multimidia

Toogle VR ativo

Os controladores de ângulo ficam na base e a direita do visualizador, essa área pode ser configurada nas opções de “VR vídeo” nas propriedades do painel program (chave inglesa no canto direito).  Para navegarmos no visualizador podemos usar o mouse clicando na área de visualização do vídeo ou modificar os valores de ângulos nos controladores.

imagem-360-adobe-premiere-eng-dtp-multimidia

Diferente de vídeos convencionais, os vídeos VR/360 possuem seus efeitos e controladores próprios. Na aba “Effects” do Premiere, se digitarmos “VR” na procura, iremos filtrar os resultados e visualizar os efeitos para vídeos desse tipo. A categoria se chama “Immersive Video”.

immersive-video-eng-dtp-multimidia

Podemos, por exemplo, animar a câmera e aplicar uma transição entre dois vídeos VR com o efeito “VR Rotate Sphere”.

vr-rotate-sphereeng-dtp-multimidia

E, também, podemos aplicar transições, textos flutuantes e objetos em cenas sem distorcê-los como no exemplo abaixo:

 

É importante salientar que vídeos 360 são arquivos grandes com resoluções 4k. Portanto é necessário trabalhar com recursos adequados principalmente o computador ter uma placa de vídeo com processamento CUDA, do contrário, não será possível aplicar os efeitos VR. E,  talvez, até usar proxys para ter uma melhor visualização do projeto no modo edição.


Os vídeos em 360 estão em grande ascensão hoje em dia e em breve irão fazer parte do dia a dia das pessoas, sejam através de mídias sociais, aplicativos para smartphones, jogos ou e-learning interativos.


A tecnologia já está se tornando cada vez mais acessível para produtores independentes e empresas no geral, e como profissionais da área precisamos estar preparados para lidar com esses novos formatos.

 

Saiba mais sobre o Treinamento Oficial do Adobe Premiere Pro CC

Gostou deste conteúdo?




 

 

Marcelo Leite

Marcelo Leite

Marcelo Leite é CEO e co-founder de uma empresa de comunicação em Brasília.
Trabalha na área de direção e edição de vídeo, desenvolvendo projetos áudio visuais para seus clientes, tendo vários de seus trabalhos veiculados em grandes emissoras como TV Globo e Record.

Já ministrou dezenas de treinamentos e palestras oficiais da Adobe na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design