Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Ícone, Índice, Símbolo

Melissa Campuzano • 11 out 2016 • Adobe Illustrator

Ícone, Índice, Símbolo

A semiótica é o estudo dos signos. Essa esfera do conhecimento existe há um longo tempo, e revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca. O estudo dos signos ganhou uma grande importância na área da comunicação.  Os designers podem utilizar a semiótica para gerar formas significativas, bem como para estudar os signos de comunicações existentes. Por exemplo, para criar um logotipo ou um sistema de ícones, os designers podem olhar para as categorias básicas de signos visuais para gerar ideias com diversos graus de abstração ou de familiaridade.


O filósofo America Charles S. Pierce e seu seguidor Charles Morris identificaram três tipos básicos de signos: ícone, índice e símbolo.


ÍCONE
É um signo visual (uma imagem) que representa um objeto ou coisa por semelhança já que possui as mesma características que o objeto. Um ícone usa forma, cor, som textura e outros elementos gráficos para criar uma conexão evidente entre imagem e ideia. Os ícones dependem, em diferentes graus, das convenções culturais.

icone-adobe-stock-eng-dtp-multimidia

ÍNDICE
Um índice aponta alguma coisa com o qual esta ligada por semelhança ou proximidade no lugar de representá-la. Ossos e patinhas são objetos familiares que podem representar o próprio cão.

indices-adobe-stock-eng-dtp-multimidia

SÍMBOLO
Os símbolos são abstratos. O símbolo se refere ao objeto denotado por associação de ideias produzidas por uma convenção. Os símbolos mais comuns que usamos são as palavras. O alfabeto é outro conjunto de símbolos concebidos para representar os sons da língua.

simbolo-adobe-stock-eng-dtp-multimidia

Os signos visuais muitas vezes incorporam atributos de mais de uma categoria de signo. Uma placa de banheiro feminino mostrando uma mulher de vestido é um ícone (retratanto a figura humana), mas também um índice (indicando a localização de um banheiro).

icone-mais-indice-eng-dtp-multimidia

Baixe ativos no Adobe Stock e os utilize em seus projetos dentro dos softwares da Adobe.

galeria-do-adobe-stock-eng-dtp-multimidia

Se preferir baixar como vetor, poderá alterar formatos e cores dos ícones dentro do Illustrator, personalizando ainda mais o seu trabalho.

icones-adobe-stock-illustrator-eng-dtp-multimidia

 

Confira mais artigos sobre tecnologias da Adobe no blog da ENG.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design