Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Business Intelligence - Atualização Agendada

Luca Caruso • 02 out 2019 • Microsoft Power BI

Business Intelligence - Atualização Agendada

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é uma solução de análise de negócios que, permite você visualizar dados e compartilhar insights em toda a organização, ou inseri-los em seu App ou Site.

Conecte-se a centenas de Fontes de Informações e dê muito mais vida aos seus Dados com Dashboards Fantásticos e Esclarecedores e Relatórios com muito mais Objetividade.

Mostramos em artigos anteriores de Business Intelligence, aqui no Blog da ENG, que á criação de um Data Gateway para o Power BI consiste numa conexão direta e relacionada da fonte de dados com o relatório criado dentro do Power BI em si. Isto pois muitas companhias e departamentos preferem que a atualização de relatórios dentro do Power BI seja sempre com base em alterações diretas em sua principal fonte, sem a necessidade de haver o esforço em publicar manualmente todos os dias um determinado relatório. Assim, ele mesmo publica seus dados de forma rápida e programada. Mas como se dá esse processo?

Criamos um exemplo prático que exemplifica de que maneira a alteração de dados no documento original  resulta posteriormente na  atualização automática no Power BI, no qual este atua como um visualizador de relatório. Provamos este feito com as etapas abaixo:

  • Foi criado um documento em Excel com uma simples tabela.
  • Esta tabela do Excel foi atribuída ao Power BI e publicada na web como forma de relatório (com gráficos, elementos visuais, etc.)
  • Por meio da parte de serviços no Power BI na web, criamos e atribuímos um Gateway ao relatório, que o conecta diretamente com a fonte em Excel, e agendamos uma atualização automática.
  • Voltando ao Excel, editamos algumas informações, sem abrir o Power BI
  • Em um determinado período, nota-se que as alterações feitas em Excel (fonte) são refletidas no relatório em Power BI com suas respetivas mudanças no tempos estabelecido de agendamento.

background-de-dashboards-eng-dtp-multimidia

O processo acima mostra que a mudança de dados na fonte de dados resulta em atualização automática no Power BI. O mesmo pode servir não apenas para arquivos em XLSX, mas também igualmente para: Banco de dados, página em rede social, Pasta de trabalho online, etc. Exemplificando melhor, podemos ilustrar com a seguinte situação:
Imagine que há uma startup de tecnologia, e seus quatro principais funcionários. A distribuição salarial se dá pela seguinte lista:

  • Maria, $ 4000
  • João, $ 3500
  • Cláudio, $ 3000
  • Roberta, $ 2000

No entanto, houve um consenso entre os funcionários que a diferença salarial era muito grande comparada às funções de cada um. Juntos, combinaram de se posicionar contrários à tal proposta ao gerente, com a sugestão de uma distribuição mais igualitária e justa, além de mais motivadora. Depois de muito tempo o gerente se convenceu de tal proposta, e acolheu o pedido, fazendo com que a distribuição se desse pelo detalhamento abaixo:

  • Maria, $ 4000
  • João, $ 4000
  • Cláudio, $ 4000
  • Roberta, $ 4000

Com a nova proposta, todos os funcionários estavam de acordo. Para tal feito, a alteração de dados de salário por funcionário se deu pela edição de dados no sistema central, onde há uma conexão já instalada de Gateway ao relatório Microsoft Power BI. Contudo, seu próximo agendamento irá refletir nessas mudanças, como ilustrado nas imagens abaixo:

Relatório criado e publicado na web pelo Power BI (distribuição desigual):

funcionarios-e-seus-salarios-power-bi-eng-dtp-multimidia

funcionarios-e-seus-salarios-web-power-bi-eng-dtp-multimidia

Relatório atualizado automaticamente no Power BI, alterando as informações com base na alteração de seu sistema (distribuição igualitária):

funcionarios-e-seus-salarios-atualizado-power-bi-eng-dtp-multimidia

Por fim, nota-se uma evidente mudança na estrutura visual dos gráficos dentro do Power BI. Antes eram caracterizados com distribuição desigual em suas áreas, mostrando que algumas categorias de dados (legendados com cores) são maiores que outras, pois seus dados apresentam numeração maior. E depois, entende-se que há uma distribuição muito mais equilibrada entre suas áreas, devido à igualdade salarial proposta e aplicada dentro da startup em nosso exemplo.

Link usado para o caso.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Luca Caruso

Luca Caruso

Luca Caruso é consultor de Business Intelligence na ENG DTP e Multimídia. Graduado em Marketing pela ESPM-SP e com experiências na indústria de tecnologia, com passagem na Adobe Brasil como analista de Channel Sales e Digital Marketing, gerenciando ferramentas de Big Data.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design