Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

REVIT MEP – Indicado para projetar Instalações Prediais?

Keila Kotaira • 17 set 2019 • Autodesk Revit

REVIT MEP – Indicado para projetar Instalações Prediais?

O REVIT é um software BIM (Building Information Modeling - Modelagem de informações da construção), criado pela Autodesk para profissionais da construção civil, desenvolvido especialmente para a modelagem de geometrias e informações interdisciplinares e complementares de edificações.

Nele, além da arquitetura e estrutura de um edifício, também é possível desenvolver projetos MEP (Mechanical, Electrical, Plumbing - Projetos de Mecânica, Elétrica e Hidráulica, de infraestrutura predial).

Utilizar o BIM é diferente de utilizar um CAD (Computer-Aided Design, desenho realizado com a assistência de um computador). O REVIT MEP dinamiza a troca de informação em modelos inteligentes e paramétricos, possibilitando que sistemas complexos de edifícios sejam projetados e documentados com alta precisão e em menor tempo dedicado.

ilustracao-revit-mep-eng-dtp-multimidia

Em um único arquivo de projeto feito com o REVIT "*.rvt" uma informação realizada em uma vista é automaticamente propagada em todas as outras partes, possibilitando um workflow interdisciplinar mais ágil e com fidelidade de informações, maior produtividade e assertividade.

As informações inseridas podem ser aproveitadas para extração automática de quantitativos dos componentes paramétricos inseridos, com aproveitamento de informações automáticas de pressão e fluxo a serem exportadas para o dimensionamento, além de muitas outras ferramentas como as de análise de performance do edifício e de sua sustentabilidade, integração para a colaboração a distância, dentre outras possibilidades.

tela-de-computador-com-revit-eng-dtp-multimidia

O REVIT MEP é utilizado por profissionais de diferentes indústrias no auxílio da redução de risco, realização de desenhos técnicos com melhor qualidade, entregas de projetos mais confiáveis e com melhor construtibilidade graças às ferramentas de verificação de interferências e de coordenação para a compatibilização interdisciplinar.

Por exemplo, uma empresa de projetos HVAC (Heating, Venting and Air Conditioning, Mecânica de ar condicionado predial) pode utilizar o REVIT MEP para desenvolver um projeto de ar condicionado BIM, completo e pronto, detalhado e compatibilizado para execução, salvando horas de desenhos realizados manualmente (ainda que com o auxílio de uma ferramenta CAD) de uma simples peça da instalação um equipamento.

projeto-ar-condicionado-bim-eng-dtp-multimidia

Engenheiros eletricistas e os especialistas em hidráulica predial também o utilizam para melhorar os entregáveis do projeto, com comunicações mais claras e precisas sobre as informações da construção. Engenheiros calculistas estruturais encontram apoio nos modelos realizados no REVIT MEP para a realização de ajustes de compatibilização na estrutura de edifícios. E em um escritório de arquitetura, o REVIT MEP é adotado para a otimização da utilização das informações do projeto, permitindo que todos envolvidos no projeto explorem, visualizem e entendam as escolhas e soluções de projeto mesmo em estágios preliminares.

Com a melhoria nas trocas de informações acuradas entre os envolvidos no projeto, não somente se reduz o risco e o tempo dedicado para se completar o projeto como também se aumenta a performance da construção de forma integral. O seu escritório já projeta as instalações prediais no REVIT MEP?

Gostou deste conteúdo?




 

 

Keila Kotaira

Keila Kotaira

Keila é um dos nomes mais conhecidos em edição e gestão de bibliotecas BIM no Brasil. Arquiteta Urbanista (2005) e Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da Construção Civil (2020), é autora de materiais para treinamentos, professora e coordenadora de curso em instituição de ensino superior. É instrutora, ministra treinamentos e consultoria. E é Autodesk Certified Instructor (ACI-Silver) e ACP (Autodesk Certified Professional) de diversos softwares da Autodesk para o mercado de construção civil, dentre eles, todos os ACP de Revit. É instrutora da ENG desde 2015.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design