Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM e sua importância na Construção Civil

Juliano Rodrigo Maschio • 03 set 2019 • Autodesk Revit

BIM e sua importância na Construção Civil

O que é o BIM?
BIM, abreviação de Building Information Modeling, que é um conceito ou sistema para criação e desenvolvimento de projetos para a construção civil de forma mais completa e diferente do era feito no CAD.

Enquanto no CAD desenvolve-se apenas um desenho, o BIM abre inúmeras possibilidades, como por exemplo, saber de forma rápida e confiável qual será o custo da obra que está sendo projetada.

No BIM é muito mais fácil compreender e revisar um projeto com a máxima precisão. É simples e possível visualizar e avaliar diversas alternativas que impactarão os custos e outros parâmetros de um projeto. O BIM é um sistema que agrega exatidão à facilidade implicando diretamente eficiência e ganho em produtividade

O uso do BIM se tornou uma forte tendência na construção civil, e ficará mais forte ainda, uma vez que o DECRETO FEDERAL 9.377 assinado e vigorando à partir de 17 maio de 2018, diz que o uso do Building Information Modelling (BIM) será obrigatório a partir de 2021 nos projetos e construções no Brasil.

decreto-federal-uso-de-bim-eng-dtp-multimidia

“A partir de janeiro de 2021: a exigência de BIM se dará na elaboração de modelos para a Arquitetura e Engenharia nas disciplinas de Estrutura, Hidráulica, AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e Elétrica na detecção de interferências, na extração de quantitativos e na geração de documentação gráfica a partir desses modelos.”

De acordo com peritos no assunto, o uso dessa tecnologia beneficiará cada vez mais a construção civil.

Falando agora um pouco sobre softwares, o mais usado para o BIM atualmente é o REVIT da Autodesk. Para quem é da área de projetos, arquitetura, engenharia ou que tenha qualquer relação com construção civil, agora é o grande momento para aprender sobre esse software, já que o mesmo proporciona grande agilidade e produtividade para o desenvolvimento de projetos em geral.

Eu mesmo já trabalhei com CAD e BIM, e fazendo uma pequena comparação em termos de tempo de realização de um projeto, posso dar esse exemplo: Um projeto que demandaria três semanas de trabalho se desenvolvido no CAD, com o REVIT seriam necessárias apenas cerca de seis horas...

exemplo-de-projeto-feito-com-bim-eng-dtp-multimidia

Além de grandes vantagens em termos de criação de projetos, o uso do sistema BIM será obrigatório a partir de 2021. Com isso, a busca pelo aprendizado e expertise relacionados ao BIM tende a aumentar exponencialmente. Você já se deu conta disso?

Gostou deste conteúdo?




 

 

Juliano Rodrigo Maschio

Juliano Rodrigo Maschio

Juliano Maschio é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduado na área de educação. Trabalha como projetista e professor há 9 anos e possui certificados profissionais da Autodesk e Microsoft.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design