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iOS - Inserindo objetos em seu Aplicativo

Patrick Gainher • 20 ago 2019 • Apple iOS SWIFT (iPhone, iPad e iPod Touch)

iOS - Inserindo objetos em seu Aplicativo

No artigo anterior, explicamos o que é uma linguagem de programação (a linguagem Swift), e o que é IDE, que no caso foi o Xcode.

Neste artigo, colocaremos em prática conceitos mais específicos sobre o funcionamento da linguagem de programação Swift e como o Xcode pode te ajudar, com facilidades na hora de programar, devido suas ferramentas, além de você ter feito o seu primeiro aplicativo em Swift.

Agora, iremos expandir as possibilidades do seu conhecimento, mostrando diversos aspectos dentro do Xcode. Em primeiro lugar, vamos ver melhor o porquê do “Hello World”.

iOS: Criando o seu primeiro App com Xcode

 

Foco no desenvolvimento de aplicativos

Expandindo seus conhecimentos de Swift ? Objetos básicos

Os aplicativos denominados como “Hello World” são os exemplos mais simples que um programador iniciante pode ter em uma experiência inicial. Os aspectos mais comuns (e mais simples, de certa forma) da plataforma de desenvolvimento são postos em pauta durante o planejamento e execução do programa.

Além disso, o programador iniciante irá se ambientar com a plataforma de desenvolvimento durante um exercício prático (que podemos chamar de “experiência hands-on”), assim aprendendo melhor como encontrar os botões e áreas mais importantes da plataforma, e coisas interessantes como personalização do programa em si e atalhos com o teclado.


Há formas de você expandir seu aplicativo já criado também, com personalizações, métodos e botões para acessar outras telas dentro do próprio aplicativo, inserir imagens, uma lista ou tabela, etc..

 

Como expandir seu aplicativo

Como você pode expandir seu aplicativo

Temos a parte mais técnica do desenvolvimento com Swift também, que inclui entender sobre as Views, os View Controllers, as Constraints com o Auto Layout, o UIKit, os Navigation Controllers, a Table View, os Tab Bar Controllers, o WebKit, o Core Data, o Detail View, entre muitos outros.

Todos estes conhecimentos farão com que você aumente as possibilidades e construa aplicativos cada vez mais bem elaborados, e serão apresentados devidamente no futuro.

 

Aprimorando o aplicativo “Hello, World!”

Agora, dentro do tópico do artigo, é interessante mostrar primeiramente a barra de buscas, chamada de Biblioteca de Objetos (Object library) no Xcode. Esse é um dos lugares de maior interesse para um programador, junto com o Inspetor de Atributos (Attributes Inspector), estando localizados no canto direito do programa. Este campo permite que o programador realize tipos específicos de operações, de acordo com o tipo de dado inserido dentro do tela.

Ele pode ser:

  • Uma Label (um rótulo) ? um texto estático que não será interagido pelo usuário;
  • Um Text Field (um campo de texto) ? um campo de texto que terá interação com o usuário, e em código, mandará informações inseridas pelo mesmo;
  • Um Button (um botão) ? um botão em que será feita uma ação em específico, muitas vezes, mandando o usuário para uma nova tela do aplicativo diretamente;
  • Um Slider (um controle deslizante) ? um controlador deslizante em que permite o usuário à ajustar o nível de uma determinada configuração;
  • Um Switch (um interruptor) ? ;
  • Entre outros, todos presentes no menu.

iOS

Acima, está o inspetor de atributos, analisando um “label” vazia (parte maior do menu), e também mostrando o menu padrão da biblioteca de objetos (parte menor do menu).

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Acima está a tela do aplicativo com todos os objetos devidamente aplicados na tela do programa (apesar de nem todos estarem interagindo com o código diretamente).

Cada um dos objetos acima pode ser inserido dentro do código, ou seja, segurando a tecla control (Ctrl), e arrastando até o código no arquivo “ViewController.swift”, onde você aí poderá inserir o objeto desejado diretamente no código, e fazer as alterações devidamente desejadas no mesmo, para assim começar a implementar a solução em código.

Um feixe azul aparecerá onde você poderá escolher qual parte do código inserir, e em seguida o menu lhe perguntando se é uma Outlet, Outlet Collection e em casos específicos (como no botão) uma Action.

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Após decidido, o objeto será devidamente aplicado no código, e assim você poderá manipulá-lo ao seu desejo.

Em próximos artigos, você verá termos importantes que deverá aprender, além de como estes conhecimentos que auxiliam no aprendizado em particular com o Xcode, e até mesmo como afetará o código em Swift.

 

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Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

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