Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Autodesk REVIT: Famílias Paramétricas

Larissa Gimenez • 26 abr 2019 • Autodesk Revit

Autodesk REVIT: Famílias Paramétricas

O Autodesk REVIT é um software de modelagem de informações de construção e que entre seus atributos está a modelagem paramétrica dos elementos, que permite o gerenciamento de alterações das medidas, as quais podem ser definidas ao se criar um novo elemento.

FAMÍLIAS PARAMÉTRICAS

De acordo com as definições de configurações de parâmetros ligados as medidas, é possível gerenciar famílias paramétricas dentro de um projeto REVIT, determinando suas dimensões de acordo com as necessidades, assim como no AutoCAD onde quando editava-se um bloco já alterava-se seus semelhantes, no Autodesk REVIT isso também é possível, mas com vantagens, pois os elementos podem ser construídos à partir de características paramétricas, permitindo suas edições dentro do software e não apenas dentro da edição de uma família.

Esta funcionalidade faz com que o REVIT seja capaz de coordenar as alterações dentro de um projeto de forma muito mais rápida e eficaz, mantendo as características do modelo alterado (ligações paramétricas pré-definidas, como por exemplo: a espessura de um objeto), sem desconstruir o seu modelo, apenas adaptando-o para seu desenho, e atualizando o mesmo por todo seu projeto, sem perder informações importantes e finais do objeto com medidas e especificações precisas.

O Autodesk REVIT possui ramificações de modelos chamadas de Famílias Paramétricas que integram um projeto, esses modelos por sua vez possuem suas conexões, como é o caso das janelas que são classificadas como “Hóspede”, as quais poderão ser aplicadas num “Hospedeiro” do tipo parede.
Um ponto muito importante para tudo que se cria no Autodesk REVIT são as Famílias Paramétricas, onde seus componentes são Modelos Paramétricos. A primeira regra importante para que você entenda o funcionamento do REVIT é que, ao adicionar parâmetros na criação de famílias e seus componentes, você passa a ter muito mais controle sobre as proporções contidas no modelo. Seguindo está linha de raciocínio, você poderá criar famílias mais dinâmicas e aumentar as disposições e flexibilidade dos modelos em questão.

 

TUTORIAL PARA A CRIAÇÃO DE FAMÍLIAS PARAMÉTRICAS

Em vista da grande importância que as famílias representam REVIT, abaixo segue um passo a passo cobre como criar parâmetros de famílias.

• Selecione a opção Editor/Criação de Família e entre nos menus a seguir:
- Menu CRIAR
- Aba PROPRIEDADES
- Ícone TIPOS DE FAMILIA

tipos-de-familia-autodesk-revit-eng-dtp-multimidia

• Clique em NOVO TIPO em seguida digite o nome (por exemplo: a dimensão do objeto e como quer defini-lo). Isso irá criar uma nova categoria de componentes dentro da Família, que estará disponível no seletor de tipos ao carrega-la no projeto.

novo-tipo-no-revit-eng-dtp-multimidia

• Na mesma tela, configure os primeiros parâmetros, clique em NOVO PARÂMETRO e quando abri a caixa de dialogo com nome PROPRIEDADES DE PARÂMETRO selecione: PARÂMETRO DE FAMÍLIA.

parametros-de-familia-opcao-revit-eng-dtp-multimidia

• Preencha os dados de parâmetros de acordo com a família que deseja criar (como na imagem).
- Selecione uma disciplina que se aplique ao tipo de família, por exemplo estrutural, elétrica, etc.
- Selecione o tipo de parâmetro que deseja criar.
- Selecione um valor em parâmetro de grupo.
- Selecione Instância ou Tipo.

preencha-dados-parametros-revit-eng-dtp-multimidia

• Por fim, configure os parâmetros conforme preferir na hora de visualizar a importação para um projeto, esta ordem será mantida nas Propriedades. Agora é só começar a criar a sua nova família.

criar-uma-nova-familia-revit-eng-dtp-multimidia

Gostou deste conteúdo?




 

 

Larissa Gimenez

Larissa Gimenez

Especialista em Tecnologias Autodesk na Metodoligia BIM, com as Tecnologias REVIT, Navisworks e Infraworks.
Atua no Setor de Consultoria e Treinamentos da ENG DTP & Multimídia, no planejamento e auxílio de palestras, workshops e conteúdo personalizado de treinamentos a empresas no seguimento AEC (Arquitetura, Urbanismo e Construção Civil).
Formação em Arquitetura e Urbanismo na UNIP - Universidade Paulista.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design