Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Produzindo Visuais com Script R no Power BI

Rafael Rezende • 29 out 2018 • Microsoft Power BI

Produzindo Visuais com Script R no Power BI

Com o crescimento do Big Data e do Machine Learning no cenário atual, o uso de softwares estatísticos para análise dos dados se mostra cada vez mais necessário, e o R é um dos que mais vem crescendo nesse sentido (vale mencionar que o Python também está muito em alta).

Além de ser um software open-source e gratuito, é de fácil entendimento e possui uma vasta comunidade de usuários, o que aumenta a fiscalização (no sentido de verificar se funciona bem) e geração de novos pacotes e funcionalidades.

Sabendo disso, a Microsoft adicionou o R como mais uma das fontes de dados, especificamente "Script do R", além de adicionar também um Visual do R, criado a partir desse script.

Para que você possa ter tal funcionalidade em seu Power BI Desktop, temos que instalar o R no Windows (já que ainda não há o Power BI para Mac OS) e habilitá-lo no Power BI. O software pode ser baixado no link oficial do R a seguir: https://cran.r-project.org/bin/windows/

Para habilitar, temos que abrir o Power BI Desktop e ir em "Opções" na guia "Arquivo" (lado esquerdo superior da tela principal da versão Desktop) como podemos ver abaixo:

opcoes-e-definicoes-dentro-do-power-bi-eng-dtp-multimidia

Logo em seguida abrirá uma janela com as opções, na qual terá a opção "Scripting R".

Automaticamente, o Power BI detecta o diretório raiz do R no seu windows, caso instale o R Studio, que é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE do R), selecione-o na caixa seguinte, a janela ficará semelhante a que está abaixo.

caixa-de-script-no-power-bi-eng-dtp-multimidia

Gostou deste conteúdo?




 

 

Rafael Rezende

Rafael Rezende

Atua no mercado como Consultor e Instrutor de Business Intelligence/Analytics.
Experiência em Modelos de Regressão e Modelos Preditivos, R, Power BI (ETL, Dashboards, Reports, Relacionamento) e trabalhando com Streamsets Data Collector, Snowflake Computing. Familiarizado com Looker, Oracle, DAX, SQL, Salesforce Analytics, Tableau, OBIEE, SPSS, SAS, MySQL entre outros.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design