Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Mesa de Anatomia Digital para uso em Veterinária

Veruska Marques • 09 ago 2018 • Ensino em Saúde

Mesa de Anatomia Digital para uso em Veterinária

A Mesa de Anatomia Digital é um recurso inovador para os mais diversos cursos da área de saúde. Como já falamos anteriormente em outros artigos, possui um programa chamado Organnics, que possui uma vasta biblioteca com casos para serem analisados junto aos profissionais de saúde dos mais diversos cursos.

Possui um corpo humano o VHB (Visible Human Body) seccionado em mais de 1780 partes, e melhor, totalmente íntegro e em excelente estado para a visualização e estudo em diversas aulas, como por exemplo a aula de anatomia.

Mesa Digital de anatomia para Medicina Veterinária

O VHB é uma inovação para o Ensino em Saúde; suas imagens em 4K facilitam a vida dos professores, que precisam de bons materiais experimentais para apresentarem e caracterizarem suas aulas.

As peças anatômicas naturais, não possuem uma integridade em seu estado, em sua maioria, principalmente ao tempo e quantidade de produtos químicos que necessariamente precisam estar submersos. Para os alunos, a questão é bem outra, por exemplo, durante o estudo e com a ajuda do professor, a identificação de determinadas partes do corpo, é fácil. Mas há aqueles órgãos mais sensíveis, que mesmo com muito cuidado, a conservação não é a mesma, e durante a avaliação, a identificação, é ainda mais difícil. Podendo ainda durante a realização de uma avaliação prática, diminuir a nota do aluno, ou prejudicá-lo, devido a grande dificuldade de visualização.

Com o uso da Mesa de Anatomia Digital, tanto a identificação, quanto a observação de partes do corpo, são facilitadas pela excelente apresentação do corpo. Mas hoje, a conversa é sobre outro recurso, a utilização das imagens e casos de Veterinária presentes na mesa de anatomia.

E quem pensa que as peças anatômicas naturais utilizadas em aulas de veterinária são diferentes, se engana, pois a textura, a cor e a integridade, são mantidas como podem, mas na verdade, possuem os mesmos problemas que comentamos anteriormente.

Mesa Digital de Anatomia para Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária, é outra graduação em que a Mesa de Anatomia Digital, contempla uma biblioteca PACs com diversos casos reais de animais.

Uma biblioteca vasta em imagens em DICOM (Digital Imaging Communications in Medicine) de diversos animais. Lembrando que os recursos utilizados, como uso de paletas de cores para facilitar a visualização, recursos de quantificação da escala de Housfield, inserção de dados escritos para elaboração de dados, rotação de 360º da imagem para observação mais específica do caso, ferramenta de secção de imagens 3D sólidas para observação de detalhes internos do próprio paciente, elaboração de relatórios para distribuição dos alunos e consequentemente avaliação, enfim, alguns dos mais diversos recursos que a mesa possui.

Mesa Digital de anatomia para Medicina Veterinária

Pensando na eficiência e no aproveitamento dos alunos, a mesa possui um acesso a cadastros de instituições com bibliotecas de imagens de ressonância, tomografia, para que a sua Mesa de Anatomia Digital, possua casos reais e específicos de seus próprios alunos.

O compartilhamento dos casos em tempo real com a discussão, observação de imagens, pesquisa na internet, análise anatômica em modelos virtuais, e pesquisas de vídeos trazem para a sala de aula um momento inédito, e tudo em um único equipamento.

Transforme o Ensino em Saúde uma experiência mais eficiente em sua instituição, saia do convencional, profissionais pensantes com habilidades de compartilhamento e prontos para a tecnologia, é o que o futuro aguarda, então, vamos preparar nossos alunos com o melhor que a tecnologia pode nos oferecer.

Para saber mais, acesse nossas redes sociais, e leia nossos artigos aqui no site, muitas novidades virão por aí.

Até mais! ;)

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design