Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Google Suite for Education

Veruska Marques • 02 ago 2018 • Google for Education

Google Suite for Education

O objetivo do Google Suite for Education, é oferecer aos educadores soluções mais eficientes, acessíveis e fáceis de usar, com o compromisso de privacidade e segurança.

g-suite-para-educacao-eng-dtp-multimidia

Você conhece e com certeza já ouviu falar no Google Suite for Education, escrevemos alguns artigos contendo algumas informações, mas nesse artigo, farei uma exclusiva sobre essas ferramentas que tem um nobre objetivo, o de complementar e acompanhar os professores e alunos no desenvolvimento e apropriação das diversas ferramentas tecnológicas em sala de aula. Mas quais são essas ferramentas, e por qual motivo elas se diferenciam das ferramentas Google que conhecemos e utilizamos diariamente? Então, é sobre exatamente isso que iremos falar.

Google oferece as ferramentas que já conhece e até utiliza, em uma versão gratuita e ilimitada, isso mesmo, não é “praticamente”, é ilimitada, para armazenamento de conteúdo por exemplo e postagem para seus alunos, não haverá preocupação de espaço. O Drive possui armazenamento ilimitado, o que para o professor, é totalmente viável e importante.

google-apps-ilimitado-eng-dtp-multimidia

A compatibilidade dos arquivos Office com Documentos, Planilhas e Apresentações Google é fato e ocorre de forma bem simples, tal qual um “abrir como…” e a mágica acontece, arquivos convertidos em dois toques, para compartilhamento de idéias, desenvolvimento de TCC’s, correção online de forma simples e fácil com a possibilidade de saber o que cada aluno escreveu no documento e trabalhar as diversas versões possíveis, em um só documento.

A realização de apresentações não é mais a mesma, perguntas e respostas durante a apresentação, é muito mais dinâmico agora. As questões vêm até o palestrante sem que ele se mova ou tenha que ficar carregando microfones de um lado ao outro na sala de aula. E baixar vídeos, sendo com o objetivo de inserir em uma apresentação, ou para ilustrar aos seus alunos, era uma loucura. Pois baixar vírus com os vídeos, era o mínimo que ocorria, isso, quando o processo dava certo e você se lembrava de levar a apresentação no pendrive com a pasta certa, com o vídeo organizado bonitinho, e, não dava nenhum problema na hora, ufa! Com Apresentações Google, há um caminho direto para os vídeos do Youtube, o que facilita a inserção, sem os problemas citados acima, rs.

O Youtube, mesmo não sendo uma ferramenta GSuite for Education, possui canais especializados em educação e totalmente confiáveis, para que você possa elaborar suas playlists e enviar aos seus alunos facilmente.

Os professores irão aproveitar essas ferramentas pela suas facilidades, e pela inovação que causará em sua sala de aula e escola. Agora, falando de sala de aula, há uma ferramenta chamada Classroom, que é um local de postagem de materiais didáticos dos mais diversos modelos e extensões. Por exemplo, você professor, que quer postar para acesso rápido de seu aluno, vídeos e apresentações, sendo as mesmas realizadas nos mais diversos recursos oferecidos pela web, poderá sem problemas incluir e postar em instantes. E seus alunos, como sabem que ocorreu a postagem? Simples, os alunos receberão mensagens em seus e-mails informando a inclusão de atividades em sua turma.

Os alunos que possuem dificuldades de se organizar, ou mesmo os professores que possuem várias turmas, terão ainda como companheira e aliada como Google Agenda, que sincronizará automaticamente os eventos e atividades postados.

Agora, para a realização de provas, nada melhor do que o Formulários Google sendo aplicado em um Chromebook. Como assim? Explico!

google-formularios-forms-eng-dtp-multimidia

O Chromebook possui a possibilidade do uso de uma ferramenta que, bloqueia o equipamento para que seus alunos não pesquisem as respostas ou consultem outros arquivos durante a realização da avaliação. Até a inserção de fórmulas matemáticas durante a avaliação, no uso do Formulários Google por exemplo, é simples de se fazer.

Falando em Formulários,  realizar aquelas provas em papel com um gasto imenso para a instituição, não é mais a única opção que temos em mãos. Com as provas realizadas neste recurso, é possível a inserção de vídeos, imagens, fórmulas matemáticas, e tudo com correção automática, mas ainda com a possibilidade de correção manual, caso o professor prefira essa opção.

Para os alunos, qual a vantagem? Receber a nota ao entregar a avaliação, sem esperar dias para vista de provas e tudo mais. Terminou a avaliação, recebe uma cópia corrigida com feedbacks, das questões que errou e sua nota, simples, rápido e eficaz. E o professor, vai para casa com uma planilha com as notas ao final da entrega dos alunos. Viu? Todos saem ganhando!

Sobre os recursos que Google for Education disponibiliza para seus usuários, comentei sobre alguns dos diversos recursos, mas temos bastante assunto ainda.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design