Blog Tecnológico

Google: Pesquise através de imagens e voz

Veruska Marques • 29 mar 2018

O Google oferece uma vasta gama de ferramentas para pesquisa, uma dessas ferramentas é a forma pelo qual o assunto desejado será inserido para a busca. O campo de busca permite realizar a pesquisa por digitação, que já utilizamos regularmente, por imagem e voz. Neste artigo iremos conhecer um pouco sobre as formas de pesquisa e sobre o ícone Shopping, suas características e possibilidades.


Pesquisando Imagens no Google


A primeira etapa da pesquisa, nós já conhecemos, escrevendo o assunto desejado no campo de pesquisa, após o direcionamento da página, selecionamos o ícone Imagens logo abaixo do omnibox, em seguida, em Ferramentas, onde acharemos diversas opções para facilitar nossa busca.

Google

Após clicar em Ferramentas, outras opções como tamanho da imagem, cor, direitos de uso (lembrando que não são todas as imagens que estão disponíveis para a reutilização devido aos direitos autorais), tipo (foto, Clipart, animação, entre outras), tempo (período da publicação da imagem), entre outras configurações estão presentes para nossa utilização.

Cliquei em cor e selecionei a cor amarela, e na pesquisa vieram apenas imagens que correspondem às características indicadas.

Google

Clicando sobre a imagem, ela se evidencia e disponibiliza mais outras ferramentas de uso.

Google

Uma das ferramentas permite visitar a página que a imagem foi publicada, mas o interessante, é que, sem precisar copiar, colar e ou salvar a imagem, é possível publicá-la em suas redes sociais. Realizando a publicação rapidamente, clicando sobre a rede social desejada, e após acessar sua conta pessoal, a sua publicação será concluída.

 

Utilizando imagens para busca

As imagens também podem servir de itens para uma busca, o espaço para pesquisa aceita digitação, voz e imagens, como no caso a seguir.

Google

Na imagem a seguir destaquei no campo de pesquisa, os diversos tipos de pesquisa disponibilizados, por imagem, digitado ou por voz. Mas ainda relacionado às imagens, o buscador oferece as opções para a escolha do tamanho da imagem e até outras imagens que possam ser visualmente semelhantes disponíveis para seu acesso..

Google

 

Pesquisa por Voz

Lembrando que para realizar uma pesquisa por voz, o seu equipamento precisa de um microfone, podendo ele ser integrado ao equipamento, ou externo.

Para realizar a pesquisa, clique sobre o ícone na barra de pesquisa com aspecto de um microfone, e fale naturalmente o tema de sua pesquisa, e o assistente trará sua pesquisa, e em voz audível o assistente de busca informará o principal artigo da sua busca em voz audível.

Google

A pesquisa por voz realizada pelo computador, só se diferencia da pesquisa que geralmente realizamos nesta fase inicial.  Depois do tema apresentado, será necessário clicar sobre o conteúdo de interesse e continuar sua busca, caso necessite de mais detalhes.

Como no exemplo a seguir, onde utilizei a busca inicial para procurar um artigo no Shopping do Google.

Google

 

Neste próximo exemplo, utilizaremos a pesquisa do ícone Shopping, onde o buscador do Google nos envia para um outro filtro, com algumas especificações de compra, logo após termos clicado sobre o ícone em questão.

O direcionamento nos possibilita escolher ainda outros filtros, por exemplo:
- Por preço, os vendedores disponíveis, que ainda possibilita outro filtro por “padrão”, onde a pesquisa pode ser visualizada de acordo com o interesse de pontuação e classificação.

É nesta página que escolhemos como ficará disposta a nossa pesquisa, por valores, podendo ser do mais barato ao mais caro ou por avaliações de outros consumidores.

Google

Basta clicar sobre o item desejado e seguir com as compras.

Lembrando que muitas dessas dicas funcionam também para pesquisas realizadas em nossos smartphones e tablets.

O que não exclui a possibilidade de termos um artigo especialmente para esses equipamentos em breve!! :)

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

CONTATO