Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Recupere fotos antigas com Adobe Photoshop CC

Haydinei S. de Oliveira • 30 out 2017 • Adobe Photoshop

Recupere fotos antigas com Adobe Photoshop CC

Sabe aquelas fotos antigas, cujas cores foram se desbotando com o tempo?

Vamos aprender como recuperá-las de forma simples, muito usado pelos profissionais do mercado.

Antes, é importante sabermos como funciona a ferramenta "Canais" do Adobe Photoshop.

O Adobe Photoshop organiza as cores em "Canais", essa aba pode ser acessada em Window - entre a aba de Layers e Paths.

 

Recupareção de Fotos Antigas

 

Se ativamos cada Canal com um click, podemos ver as informações em tons de cinza, ou seja, as áreas com informações de luminância e ausência de luz.

O Adobe Photoshop interpreta cada Canal internamente, com escalas de ciza, e adapta as cores que escolhemos na produção das imagens.

Um exemplo acontece quando escolhemos trabalhar no sitema de cor RGB (red, green e blue ). O software apresenta as cores compostas, mas podemos acessá-los em grayscale, a fim de analizarmos o equilíbrio de cada canal.

 

Recuperação de fotos antigas

 

Por que as imagens perdem as cores?


A maioria das fotos antigas têm em sua composição pigmentos aplicados no suporte (papel fotográfico), e essas químicas aplicadas, com um tempo, sofrem perda de informação em suas cores.


Uma das maneiras de equilibrarmos essas cores é atravaés do ajuste de níveis. Esse recurso pode ser acessado na janela de Ajust / Levels.

 

Como recuperar a foto antiga

 

A caixa de níveis funciona com um mostrador de historiograma da imagem, essa informação pode ser alterada pelo canal composto, ou por canais separados, basta acessar os canais e trabalharmos separadamente.

 

Como recuperar fotos antigas

como restaurar foto antiga

 

Podemos movimentar os maracadores de Níveis de entrada dos Canais, com obejtivo de ajustar o equilíbrio nas graduações de luz, meio tom e ausência de luz na imagem.

O marcador da esquerda controla as sombras, o marcador do centro é referente aos meio tons e o marcado da direita se objetiva a luminância.

Vale lembrar!! Toda vez que alterar os marcadores de luz ou o de sombra, influencia diretamente no marcador de meio tom.
É comum em imagens desgastadas, ou "desbostadas", terem grandes áreas vazias em canais separados, por isso um bom começo de ajuste é pelos maracadores inicial e final, depois partimos para o ajuste de meio tom.

 

recuperar fotos antigas com adobe Photoshop

 

Após feito as alterações dos Canais, podemos alterar o ajuste dos Níveis de saída de luminância e sombra. Nesse caso, podemos informar para a imagem qual o nível de luz ou sombra que prevalecerá.

De maneira geral, podemos dizer que os brancos sejam mais cinza ou que as partes mais escuras sejam mais claras.


Podemos observar na figura abaixo, como equilibrar mais os canais individuais. Na imagem da esquerda nota-se a diferença, principalmente do canal dos "vermelhos".

 

 

 

Essa é uma maneira eficiente de recuperar informações perdidas nas imagens.

Caso tenha ficado alguma dúvida, assista o vídeo em nosso Canal no YouTube:

 

 

Lembrem-se o Adobe Photoshop possui muitos recursos complementares, nos próximos artigos abordaremos outro assunto!!

Fique de olho no Blog! ;)

Gostou deste conteúdo?




 

 

Haydinei S. de Oliveira

Haydinei S. de Oliveira

Haydinei S. de Oliveira trabalha com comunicação há 20 anos. Começou com a cena fanzine em São Paulo, evoluindo profissionalmente para as áreas gráficas, visuais e digitais.

Possui experiência de mercado em TV's, agências de publicidade e atualmente é Instrutor especialista na ENG em Curitiba.

Conhecimento profundo nos pacotes Adobe, Autodesk e ZBrush da Pixologic. Já ministrou centenas de palestras em todo o país.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design