Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Designer de aplicativos

Melissa Campuzano • 22 set 2017 • Web Design

Designer de aplicativos
O Adobe Experience Design CC é um aplicativo em versão Beta da Adobe para projetar sites ou aplicativos móveis ou qualquer outro projeto que possua interatividade. Ele é projetado para pessoas que utilizam algum aplicativo como Adobe Illustrator, Adobe Photoshop ou outro tipo de software para criar a estes projetos e em seguida precisam mostra-lo a um cliente.

O Adobe Experience Design CC é um aplicativo que não só permite design, mas também interação. Ele não é um aplicativo que descreve HTML nem escreve ou construí código. Ele basicamente permite que você crie projetos muito semelhantes a o que você faria no Illustrator e depois os envie como um protótipo ou um modelo de trabalho a um cliente.

Desenhe layouts de tela, protótipos interativos e ativos prontos para produção, todos no mesmo aplicativo. Você poder mudar facilmente do design para o modo protótipo dentro do aplicativo para manter suas ideias em andamento sem interrupção. Adicionar interações e transições e compartilhar com colegas de equipe e partes interessadas para testar a aparência do seu projeto. Você pode fazer alterações vê-las imediatamente aplicadas ao vivo no seu telefone ou tablet para que sua experiência seja exatamente como você deseja. Para isso você deve baixar o aplicativo Adobe Experience em seu dispositivo móvel.



Para começar com um projeto clique em New e automaticamente será aberta uma janela onde estão especificados tamanhos de telas padrão de celular ou telas de desktop que você pode utilizar e ainda existe uma opção onde é possível configurar outro tipo de tamanho de tela para criar outro projeto com outras especificações que não estiverem disponíveis na janela de inicio.








Você pode criar tudo a partir de zero ou utilizar um dos kits de interface de usuário embutidos no aplicativo e então copiar e colar todos os elementos que utilizará em seu projeto. Existem Kits para Apple iOS, Google Material e Microsoft Windows.
E também existe um projeto tutorial o qual você pode abrir e trabalhar a partir dele.







Trabalhe primeiramente na aba Design para configurar todos os elementos gráficos de seu projeto e depois iremos trabalhar em Prototype.



Outra dica legal é que no mesmo projeto você pode ter o projeto das telas do aplicativo e do lado as telas do aplicativo em tablete, sem necessidade de abrir outro projeto para pegar os mesmo elementos e utilizá-los.


Para adicionar imagens ou vetores você pode abrir o arquivo original do elemento, copiar e colar diretamente no projeto do Adobe Experience ou Importar os elementos a partir do arquivo .svg ou .psd de seu computador.


A interface do aplicativo é muito moderna e simples de usar. A modificação de tamanho e posição dos elementos é muito parecida com a do Illustrator. Para modificar vetores dentro de um grupo só clicar duas vezes no elemento para poder editá-lo.

A ferramenta conta gotas também existe e funciona da mesma maneira como o Illustrator. Assim como o Pathfinder para trabalhar com sobreposição de objetos e a ferramenta caneta.




Crie um objeto como um botão, coloque uma cor de preenchimento, um contorno ou ate se quiser uma sombra.


Agora uma ferramenta muito utilizada e rápida de utilizar no Experience Design é quando você seleciona um determinado elemento e tem a possibilidade de duplica-lo rapidamente. Isso com o botão Repeat Grid, ele permite que você possa duplicar os elementos tanto na horizontal como na vertical. É simplesmente arrastar esses controles, e a facilidade de modificar os espaços entre eles também é automática. Assim o restante será modificar algumas quantas caraterísticas dos elementos.











Clique na aba Prototype, este é o espaço onde você ira a criar a interatividade. Assim por exemplo quando a pessoa clicar em determinado espaço ele vai levar para determinada pagina.





Para poder fazer isso você vai ir ligando os elemento e botões.





Uma vez finalizado o trabalho de ligações com os respectivos layouts você pode selecionar uma das opções do canto superior direito para poder obter o link de seu projeto e compartilhá-lo a seu cliente ou pode dar Play para visualizar seu protótipo em ação.






A ideia deste aplicativo é transformar a maneira como os designers criam. Designers podem mudar o mundo, mas também a maneira como eles trabalham precisa mudar muito. Por que não fazer uso de um aplicativo que além de desenhar, seja possível criar os protótipos e o no final o cliente possa testar e dar um feedback deles em tempo real.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design