Blog Tecnológico

Símbolos Dinâmicos no Adobe Illustrator CC

Melissa Campuzano • 13 mai 2016

A última versão do Illustrator CC inseriu os símbolos dinâmicos, que permitem criar múltiplas formas de um símbolo mestre conservando a sua ligação com o símbolo principal, mesmo quando os seus atributos de forma e visuais sejam alterados.


Essa ligação permite fazer alterações fundamentais para o símbolo mestre, que é aplicado automaticamente sem desfazer quaisquer alterações anteriores para as instâncias individuais do símbolo.


Agora você pode mudar a forma e atributos visuais, e aplicar transformações a instâncias de símbolos individuais, enquanto eles permanecem dinamicamente vinculados ao símbolo mestre, economizando tempo para criar e aperfeiçoar o seu trabalho artístico.

 

1. Criar um novo símbolo dinâmico

Vá para Window > Symbols, para abrir o painel Símbolos . Selecione seu gráfico com a ferramenta Seleção, certificando-se de que todos os componentes do seu trabalho artístico são selecionados; em seguida, arraste o gráfico no painel Símbolos.

Em Opções do Symbol, dê um nome descritivo a seu símbolo. Escolha Dynamic Symbol como o tipo e clique em OK.
Uma nova miniatura aparece no painel Símbolos com o símbolo "+" , mostrando que é dinâmico .

sd


2. Coloque uma instância de um símbolo dinâmico e transforme-o

Para colocar uma instância, selecione sua miniatura no painel Símbolos e clique em Inserir Símbolo Instância. Você também pode simplesmente arrastar a miniatura do painel Símbolos para a sua prancheta, ou duplicar o símbolo diretamente da prancheta.

Coloque algumas instâncias. Você pode dimensionar, girar, refletir, inclinar os símbolos conforme necessário, sem quebrar sua ligação com seu símbolo mestre.

sd2

 

3. Modificar facilmente a aparência visual do símbolo dinâmico

Você também pode alterar vários atributos visuais de uma instância do símbolo dinâmico sem quebrar sua ligação com o símbolo mestre. Assim, uma instância pode ter um preenchimento, um contorno, opacidade ou efeito diferente, do que o símbolo principal.

Primeiro, desmarque sua seleção, e em seguida, selecione as partes do símbolo com a ferramenta Seleção direta. Altere o traçado do preenchimento ou cores, adicione um gradiente ou padrão de preenchimento, ou um efeito, como uma sombra

Nota: Você não pode executar algumas operações , tais como edição de texto ao vivo dentro de um símbolo dinâmico; escalar , mover ou apagar elementos de um símbolo dinâmico.

 

sd3

 

4. Edite o símbolo principal e suas instâncias de uma vez só

Qualquer manipulação de forma que você faz com o símbolo principal será aplicado automaticamente para as suas instâncias.
Selecione uma instância de um símbolo e clique em Edit Symbol no painel de controle.

Use a ferramenta Seleção direta para alterar a forma ou para reposicionar objetos dentro do símbolo.
Clique na seta na parte superior da janela para retornar ao seu trabalho artístico.

As alterações feitas são aplicadas a todas as instâncias do símbolo, deixando únicamente suas aparências visuais intactas.

Nota: Se o seu símbolo principal utiliza uma forma Vivo, as edições da forma – como os cantos - serão refletidas nas instâncias do símbolo.

sd4

 

sd4

 

5. Redefinir uma instância

Você sempre pode redefinir uma instância para o seu tamanho padrão e aparência.
Selecione a instância e, em seguida, clique em Reset no painel de controle.

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO