Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Por que adotar o Angular para desenvolvimento?

Dannyrooh Fernandes Campos • 17 jul 2017 • Angular & Ionic

Por que adotar o Angular para desenvolvimento?

A revolução tecnológica em TI é muito acelerada, a constante evolução dos hardwares, devices e SO (sistemas operacionais) e linguagens de desenvolvimento, trazem muitos desafios e dúvidas quanto ao que devemos utilizar para desenvolver nossos softwares, sites, aplicativos e aplicações.

A linguagem javascript vem subindo nos rankings de adoção de desenvolvimento, abraçada pelo HTML5 e CSS3. Elas oferecem a possibilidade de gerar produtos multiplataformas, mais rápidos e tão interativos quanto os gerados por outras linguagens .

Tenha como referência o desenvolvimento de aplicações que sejam executadas no lado cliente (client side), web app(navegador), app android e app IOS, se você não adotar um framework javascript, como o angular, terá que utilizar linguagens como JAVA, C#, PHP e ou SWIFT, além é claro do próprio Html + Css + JavaScript.

 

Motivos para adotar o Angular (Angular 4)

• O aplicativo web, web app, funcionará na maioria dos navegadores modernos (Chrome, Safari, FireFox, Internet Explorer, Edge, Opera etc.)

• Aproveitamento de código em módulos e aplicações. Grande parte do código será aproveitado para geração de aplicações mobile híbridas (app Android, app IOS) geradas pelo IONIC (framework baseado em Angular que empacota uma web app angular em aplicativo mobile)

• Adotado e mantido pelo Google, ele utiliza como base para desenvolvimento interno de seus projetos, exemplo Gmail

• Comunidade global e atuante.
- GitHub + de 160 mil projetos
- Stack OverFlow 160 mil perguntas
- You Tube + de 460 mil vídeos

• Framework focado na lógica da aplicação oferecendo alta produtividade de entregas

• Fácil e clara manutenção do código fonte, oferece o desenvolvimento por módulos, e web components. Web components geram novas tags, que facilitam o reaproveitamento e verbalização de funcionalidades.

• Aplicações ricas e interativas, há suporte a animações em html puro que dispensam a utilização de plugins como flash, silverlight ou java.


Olhando de uma maneira mais técnica podemos adicionar aos motivos:

• Angular modifica a página DOM diretamente, isso é mais rápido que adicionar HTML interno.

• Utilização de binding one way e two way, que permite a criação de ligações entre View e Model ou ViewModel, sem a necessidade de funções observáveis.

• Recursos avançados como DI (injeção de dependência), roteamento (routes), animações, services e MVW (Model View Whatever), ou seja, você escolhe o que quer seja, MVC, MVP ou MVVM.

• Utilização de funções que fazem a transformação de dados para apresentação, sem alterar o conteúdo de origem. Filtros.

• Permite funções e serviços assíncronos

• Teste Integrado. Com o Karma, ao salvar são apontados os bugs, código errados ou com sintaxe inexistente. Além da geração de teste de código unitário, facilitando a criação e fakes, stubs, spines e moks.

• Acessibilidade. Criar aplicativos acessíveis com componentes habilitados para ARIA, com o leitores de tela.

• Criar aplicativos que acessem APIs de S.O. nativos e dos dispositivos, como câmera, microfones, gps etc.

• Adoção do typescript , super conjunto do javascript, que permite o escrever código utilizando uma estrutura fortemente tipada e ter este código compilado para JavaScript puro.


Concluindo, considero o melhor custo benefício para novos projetos ou para migração. A nova versão traz novas features, focaram na performance, redução de código fonte, e com a adoção do sistema de versionamento a cada 6 meses, garantem a clara migração de uma versão para outra.

Escrevo uma vez e compilo meu produto em HTML5 para navegadores, S.O. mobile e desktop.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Dannyrooh Fernandes Campos

Dannyrooh Fernandes Campos

Formado pela Essei, e graduando em Processo Gerenciais pelo grupo Uninter, trabalha na área como desenvolvedor a mais de 15 anos.
Especialista em tecnologias de desenvolvimento, como Delphi, C# , PHP, Silverlight, Adobe Flex, Xamarin, Android, Html5/CSS3, Angular e tecnologias Adobe.   

É instrutor e consultor, das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.   

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design