Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Efeito explosão no Animate

Melissa Campuzano • 10 mai 2017 • Adobe Animate

Efeito explosão no Animate

Agora existem muitas ferramentas para criar efeitos legais em movimento. Use o Adobe Photoshop para criar seu efeito explosivo e integre as camadas ao Animate por meio das Bibliotecas da Creative Cloud e adicione movimentos e som.

Edite a imagem no Photoshop

Prepare as camadas de fundo, as partes dos elementos as quais será adicionado movimento no Animate, e a camada da edição final da imagem com a explosão.

Salve todas elas numa biblioteca da Creative Cloud, ela ira sincronizar automaticamente todos os ativos para usá-los depois no Animate.

Crie um novo arquivo no Animate

Crie uma camada e coloque o fundo no palco. Crie um novo clipe de filme com esse fundo ou qualquer objeto previamente criado no palco.

Dentro desse clipe de filme você ira colocar todos os elementos em diferentes camadas onde ira fazer todos os movimentos.

Pegue a camada do abacaxi inteiro e coloque-o no palco, crie um clipe de filme para dar movimento nele de maneira que entre no palco e seja cortado por uma faca no meio.

Crie uma camada por cima do abacaxi e coloque a faca no palco, crie um clipe de filme com ele para que entre do lado direito e vá para o esquerdo rapidamente.

Por cima dele você pode criar uma máscara de camada de maneira que a faca tenha a aparência de que atravessou o abacaxi, portanto a ponta da faca não aparece ate terminar de atravessar o abacaxi.

Numa nova camada você pode colocar o som da faca cortando a fruta.

Agora você vai adicionar uma nova camada com as partes do abacaxi separadas e por baixo a camada do abacaxi em explosão finalizado.


Veja que por cima da camada da imagem final existe outra camada com uma máscara, essa máscara foi criada para mostrar o efeito d’água se espalhando. É simplesmente uma máscara que vai modificando sua forma com o movimento das duas partes do abacaxi que vão se abrindo. Para criar esse movimento simplesmente coloque adicionar interpolação de forma entre os quadros chave.

A camada 1 e 2 são as camadas do abacaxi cortado, veja como o movimento dele acompanha a máscara criada por baixo com a imagem final.

O seguinte passo é colocar a imagem final visível pelo tempo que considere melhor, numa camada nova existe um som diferente que é adicionado acompanhando o movimento.

Finalmente você pode adicionar uma camada nova para adicionar um botão e uma ação para assistir novamente a animação

Utilize este tutorial como base e faça seu próprio efeito explosivo!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design