Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

“Animate en este carnaval” - Anime-se neste Carnaval !

Melissa Campuzano • 16 fev 2017 • Adobe Animate

“Animate en este carnaval”  - Anime-se neste Carnaval !

“La vida es um Carnaval” uma das citações mais conhecidas da cantora cubana Celia Cruz, uma mulher caraterizada por levar na alma toda a alegria e o prazer de viver cantando.

Estamos já às vésperas do carnaval, porque não dar uma mexidinha no Animate e criar um projeto simples para dar essa animada a la vida como a Celia Cruz adoraria.

Abra o Animate e crie um novo documento HTML5 de 500x650px



Crie uma camada para adicionar um fundo a sua animação

Em outra camada adicione os elementos de seu desenho. É muito mais fácil você fazer as ilustrações no Illustrator e depois levá-las ao Animate.
Então coloque as penas em outra camada e converta em um Clipe de Filme com F8

 

Entre dentro do clipe de filme e crie um Clipe de Filme com cada grupo de penas de cada canto do palco e do lado crie uma bolinha que seja também um clipe de filme. Isto é preciso para usar a ferramenta Bone. Veja como:

Selecione a ferramenta Bone para ligar a bolinha à pena.

Faça o mesmo procedimento com cada grupo de penas.

Insira um quadro no Frame 50 para cada uma das camadas da armadura (verdes) e no Frame 25 movimente o grupo de penas de maneira que o movimento seja um no frame 1, no 25 ele tenha uma posição diferente e no 50 ele volte à posição inicial, como segue a continuação.





Agora crie uma mascara para esconder as partes que sobressaem das penas, crie uma camada nova e desenhe um retângulo do tamanho até onde deseja mostrar as pena

Clique com o botão direito nessa camada e selecione a opção Máscara.

Ela ira esconder as partes que estavam por fora do retângulo verde e ira mostrar apenas o que estava por baixo do retângulo.

Crie uma nova camada e coloque as estrelinhas no meio, você pode transformar esses elementos a um clipe de filme, entra dentro dele e adicionar efeitos legais usando o canal alfa e outros, de maneira que eles tenham essa caraterística de brilho. Neste exemplo cada quadro chave tem uma porcentagem de opacidade e entre eles foi criada uma interpolação clássica. Não coloque stop neste clipe de filme para que o efeito seja contínuo.




Agora importe a máscara de penas em outra camada e converta em um Clipe de Filme

Entre dentro do clipe de filme e crie 3 Clipes de Filme, um para a máscara de penas e os outros dois para o grupo de penas direito e o grupo de penas esquerdo.

Use a ferramenta Bone para movimentar cada lado das penas.

Ligue a máscara de penas com um grupo de penas e depois pegue novamente a ferramenta para ligar a máscara de penas ao grupo de penas restante. Veja que no Frame 1 as penas estão para baixo e no Frame 20 elas estão para cima.



Crie numa nova camada e adicione um stop, de maneira que as penas façam o movimentos de subir e ficar nessa posição.

Finalmente adicione uma nova camada na Cena 1 para as fitas, pode criar um clipe de filme e entrar dentro para dar movimento também e adicione numa nova camada o texto usando uma máscara para fazer a transição. 




No hay que llorar porque la vida es un carnaval...

La Vida Es Un Carnaval - Celia Cruz

 

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design