Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Formas Dinâmicas: elipses, polígonos e linhas

Melissa Campuzano • 15 abr 2016 • Adobe Illustrator

Formas Dinâmicas: elipses, polígonos e linhas

Agora as ferramentas de forma são interativas, com o novo Adobe Illustrator CC é possível ajustar, dinamicamente, os cantos e raios de esquina, mudar as dimensões, rotações; aumentar e diminuir o número de lados de um polígono e até criar fatias de pizza com a ferramenta elipse.

Tudo é dinamicamente ajustável sem necessidade de aplicar efeitos!

 

Retângulo / Quadrado Dinâmico

Com a nova ferramenta retângulo ou retângulo arredondado dinâmico ativará quatro círculos minúsculos em cada canto da Live Shape. Arraste um widget de canto para alterar o raio da esquina. Se for longe demais, um arco vermelho irá aparecer, indicando que foi atingido o raio máximo.
O Widget ponto central faz com que seja simples de localizar o centro da forma e com isso seja fácil ajudar a posicionar e alinhar objetos ao centro de sua forma.
Use esses widgets para modificar continuamente as propriedades como largura, altura e raio de canto da forma.

retangulo-quadrado-dinamico-eng-dtp-multimidia

Oito widgets de escala / rotação se ativam  nos quatro cantos e lados do retângulo .

 

Editar uma forma com precisão

Quando desenhar uma forma dinâmica, é possível editar facilmente as propriedades da no painel de controle na parte superior. Clique em Properties, para mudar com precisão os atributos únicos da forma, como as dimensões, rotação e propriedades de canto para o Retângulo Dinâmico. Também pode usar o painel Transform para alterar as propriedades de uma forma.

editar-imagem-com-precisao-eng-dtp-multimidia

Elipse Dinâmica

Crie um círculo com a ferramenta Elipse. É possível alterar as dimensões,  dinamicamente, usando os quatro widgets do eixo. Use os widgets eixo da esquerda e da direita para escalar a elipse proporcionalmente a partir do centro. Use os widgets superiores e inferiores do eixo apenas para escalar o eixo y.
Pressione as teclas Shift e +, arraste para redimensionar a forma proporcionalmente.
Para girar uma elipse, mova o cursor do widget eixo até ver o ícone de rotação; em seguida, arraste para girar. Uma caixa Ângulo de Leitura aparece enquanto arrasta.

• Dica: Pressione Shift enquanto gira para obter ângulos de 45°

elipse-dinamica-eng-dtp-multimidia

Arraste os widgets tortos para criar uma fatia de pizza.

• Dica: Clique no ícone Invert Pie no Ellipse Properties, no painel de controle Transform, para inverter a forma para uma fatia de pizza.

invert-pie-no-ai-eng-dtp-multimidia

Polígono Dinâmico

Com a ferramenta Polygon, desenhe um polígono de seis lados, que vem por configuração de fábrica. Arraste o widget que está do lado do polígono para aumentar ou diminuir o número de lados de forma dinâmica.
Também é possível alterar esse valor no painel Transform do Polygon Properties usando o controle deslizante; ou simplesmente inserindo um número no campo.

poligno-dinamico-amarelo-eng-dtp-multimidia

Arraste qualquer um dos quatro widgets de dimensionamento / rotação dos cantos para redimensionar e girar o polígono. Arraste o widget de escala rodada para escalar o polígono, proporcionalmente, a partir do centro. Arraste o widget de canto único arredondado para completar todos os cantos do polígono.

• Dica: Shift e +, arraste para desenhar uma forma poligonal com um dos seus lados alinhado com o eixo horizontal.

 

Segmento de Linha Dinâmica

À medida que você arrasta a caixa de leitura do ângulo, o comprimento aparece, dando um feedback instantâneo.

Para girar a linha, mova o cursor do widget final para fora até ver o ícone de rotação; em seguida, arraste para girar. A linha gira em torno do seu centro.

segmento-de-linha-dinamica-eng-dtp-multimidia

Para redimensionar a linha, arraste os widgets finais ou digite o comprimento e ângulo desejado na linha de comprimento e campos de linha de ângulo da Line Properties do painel Transform.

O Widget ponto central faz com que seja fácil a localização do centro da linha e auxilia a posicionar e alinhar, com precisão, os objetos com seu centro.

widget-ai-eng-dtp-multimidia

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design