Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Virtualização de Laboratórios

Bruno Lima • 28 set 2015 • Dassault Systèmes - CATIA

Virtualização de Laboratórios

O que é a Virtualização de Laboratórios?

Dentro de uma Universidade, a quantidade de cursos que contam com experimentações físicas dos processos e conhecimentos adquiridos em sala de aula é um tanto quanto vasta. Para tal, são necessários aparelhos e instalações físicas das mais variadas formas e tamanhos.

Para engenheiros, arquitetos, físicos e outros cursos, apenas o aprendizado teórico não é o suficiente para absorção completa do conteúdo e capacidade de lidar com os problemas na vida prática. Assim, com finalidade de diminuir a dependência das caras aparelhagens experimentais, elevação da qualidade dos testes e uma aproximação entre os professores e alunos, a Dassault Systemes, com seu pacote PLM Academia cria os Laboratórios Virtuais.

Através destes, todos os experimentos realizados durante um curso de formação podem ser idealizados, elaborados e testados por alunos dos mais diversos cursos. Neste caminho, dados mais exatos podem ser obtidos e a versatilidade de adaptação dos laboratórios se torna infinita.


Na imagem acima, você poderá conferir a revisão computacional do processo experimental físico.
Imagine que o projeto de uma turma de 8º Semestre de Engenharia Mecânica é a elaboração de um sistema de redução por engrenagens planetárias. Dentro deste escopo, é possível a extração de movimentos em três dimensões, análises térmicas e estruturais, organizacionais e outros. Para cada uma destas etapas que o projeto deve passar, um experimento pode ser elaborado e apresentado a alunos de diversos semestres e cursos. Assim, além dos aspectos positivos já comentados anteriormente, com a Virtualização dos Laboratórios, o alcance que o conteúdo trabalhado em sala obtém se torna universal dentro de uma universidade.


artigo
Ambiente PLM para organização dos grupos de trabalho.
Outro ponto de destaque é a capacidade organizacional e aproximação "professor/aluno". Com o sistema de base de dados trabalhado pelo pacote PLM, é possível que um docente crie pastas de acordo com grupos de trabalho, simulando uma completa equipe de engenharia (envolvendo divisão de tarefas e hierarquias). Complementando este início, o processo de acompanhamento e avaliação se torna estreito e transparente.


artigo

Este é mais um dos passos que a geração PLM - Dassault permite para a formação de profissionais cada vez mais completos.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Bruno Lima

Bruno Lima

Formando em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília

Especialista em CAD 2D/3D - CATIA V6 - PLM Dassault Systemes. Usuário certificado AutoCAD 2015. 

Experiência avançada em softwares de Engenharia Mecânica: Solid Works e ANSYS.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design